Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

INSS promove curso de informações previdenciárias para região metropolitana de BH até dezembro

Iniciativa atende empresas, órgãos públicos e população em geral

Jacqueline Menezes
Por Jacqueline Menezes
/ 256 acessos
INSS promove curso de informações previdenciárias para região metropolitana de BH até dezembro
Divulgação/ACS INSS MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a primeira aula do curso para Disseminadores Externos das Informações Previdenciárias nesta quarta-feira (18), dentre os oito encontros que acontecerão no total, até o mês de dezembro de 2023, na capital mineira. A iniciativa atende empresas, órgãos públicos e população em geral.

O curso é realizado de forma presencial e terá oito encontros até dezembro, traçando um panorama desde a estrutura da Previdência Social e seus regimes, até detalhamento dos critérios e legislação dos benefícios, incluindo os assistenciais.

O tema despertou o interesse de um grupo de servidoras da Prefeitura de Belo Horizonte, que atuam na área de reabilitação. Segundo elas, psicólogas, assistentes sociais, dentre outras formações, o público atendido nas suas unidades tem dúvidas sobre Reabilitação Profissional, além das famílias de pessoas com deficiência que querem saber sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria especial e perícia médica, por exemplo.

Leia Também:

Compartilhar informações previdenciárias entre seus pares foi um dos objetivos que levaram o Murilo SantAnna a buscar pelo curso do Programa de Educação Previdenciária (PEP). Ele é advogado e coordena a área legislativa de uma subsede do Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação). Murilo explica a importância da realização desse evento na cidade “Também trabalho na rede de educação aqui no Estado, e os diferentes vínculos, entre estatutários e os professores de designação temporária, geram muitas dúvidas sobre seus direitos previdenciários”, destacou.

As colegas Carla Andrade e Roberta Rodrigues, que atuam no CRAS, se deslocaram de Jaboticatubas, na RMBH, para fazerem o curso, visando um aprofundamento maior nos critérios do BPC (Benefício de Prestação Continuada), pois já haviam participado de uma das turmas do projeto, mas em função do tempo e das mudanças na legislação, resolveram adquirir os novos conhecimento que abordam o assunto “era preciso atualizar e essa é uma ótima oportunidade”, afirmou Carla Andrade.

Em BH e Betim

O PEP esteve também na sede da FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais), na capital mineira, na quinta-feira (19), onde promoveu uma roda de conversa sobre os tipos de aposentadorias. Aquelas pessoas que desejam participar ou quem perdeu, haverá mais dois encontros previstos para novembro, sobre benefícios por incapacidade e reabilitação profissional. 

Já em Betim, foi iniciada nesta sexta-feira (20) uma turma do Curso para Disseminadores Externos das Informações Previdenciárias, em parceria com o IDDS (Instituto de Dignidade e Desenvolvimento Social). No total, serão realizados seis encontros, até o início de dezembro.

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Comunicação Social do INSS em MG
Comentários:
Jacqueline Menezes

Publicado por:

Jacqueline Menezes

Acadêmica de Jornalismo

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )