Estão disponíveis as inscrições para a tão aguardada Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Juiz de Fora, marcada para o próximo dia 20, sábado, a partir das 8h. O evento será realizado nas instalações do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF), situado no Campus Universitário, na Rua José Lourenço Kelmer, em São Pedro. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Para se inscrever, é necessário indicar o Grupo Temático de preferência até o dia 18/04/2024, através do link disponibilizado.
Temas em Destaque e Programação
A conferência abordará temas de grande relevância, tais como "Atualização Digital das Empresas", "Humanidades", "Inovação em Saúde", "Inovação na Produção de Alimentos" e "Novas Energias". O evento contará com palestras e atividades colaborativas para levantar propostas que serão encaminhadas ao Governo Federal para integrar as discussões da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, agendada para junho, em Brasília.
Programação:
Manhã:
Leia Também:
- 8h: Credenciamento;
- 9h: Abertura;
- 10h às 13h: Apresentação dos temas;
Tarde:
- 14h30: Grupos temáticos: trabalho coletivo e confecção de relatórios;
- 16h: Plenária final com apresentação das propostas das áreas;
- 17h30: Encerramento;
- 18h: Sistematização.
Objetivo da Conferência
Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, as Conferências Estaduais, Municipais e Distrital visam promover a participação cidadã nos debates, cujos resultados poderão orientar a formulação de políticas públicas abrangentes. Essas políticas contribuem para o fortalecimento da democracia participativa e influenciam o desenvolvimento das comunidades.
Parcerias e Organização
A Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Juiz de Fora é uma iniciativa conjunta da Prefeitura (PJF), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A colaboração entre essas instituições promove um ambiente propício para discussões significativas e a busca por soluções inovadoras para os desafios da cidade.