O município de Ubá , na Zona da Mata , recebeu na terça-feira (16/7) a inauguração de um novo presídio, a unidade conta com a quantia de 48 celas com capacidade para abrigar 388 detentos, a estrutura foi montada com inovações nas áreas de ressocialização, trabalho e oportunidade de estudo com direito a salas especiais para capacitação e profissionalização de custodiados, além disso o mesmo traz a inclusão do fechamento de travas superiores e pátios para banhos de sol.
Para a população de Ubá, a inauguração também representa mais segurança, uma vez que o atual presídio da cidade, que fica no centro do município, será desativado em breve. O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) fará a transferência de todos os presos para as novas instalações, que mais que triplicam o número de vagas do sistema prisional no município.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, ressaltou o compromisso com a população local e relembra dos benefícios que o presídio pode proporcionar a longo prazo, dentre os benefícios mencionados ele destaca a questão da ressocialização dos indivíduos detidos e como podem ser reintegrados na sociedade.
A construção foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG). Os investimentos, em duas etapas, são da ordem de R$24,8 milhões.
O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Leonardo Badaró, relata que a unidade irá abrigar uma espécie de cozinha-escola, modelo que já foi bem recebido e utilizado por outras unidades da região, esse modelo apresentou melhorias nas condições de trabalho e segurança para os Policiais Penais e também melhores ofertas de alimentação servidas aos detentos .