Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Guarda alerta sobre maus tratos a animais silvestres

Nesta quarta-feira, 4, comemora-se o Dia Mundial dos Animais

Waleska Saraiva
Por Waleska Saraiva
Guarda alerta sobre maus tratos a animais silvestres
Imprensa PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Tendo a preservação da vida como foco, a Guarda Municipal de Juiz de Fora faz alerta à população sobre maus tratos aos animais da fauna silvestre, sobretudo, aos gambás, que têm aumento das aparições em área urbana neste período do ano. A instituição lembra que além de ato de covardia, machucar ou matar qualquer animal é crime.

A partir da experiência em atendimento a solicitações da comunidade, para recolhimento de animais silvestres, a Guarda Municipal observa o crescimento de casos de gambás em residências. O supervisor de Proteção Ambiental, Fernando Dolavale, informa as razões por que a espécie passa a ser vista com mais frequência. “Entre os meses de setembro e novembro os gambás encontram-se em seu período reprodutivo. Por isso, as fêmeas saem dos ninhos, durante o dia, em rodas buscando alimento em locais como lixo e restos de ração de animais domésticos. Atrás de um gambá, geralmente, tem uma ninhada faminta”. Afirma. 

A Guarda Municipal pede à população que não maltrate e machuque gambás vistos na área urbana. “Em alguns casos, somos chamados para a retirada de filhotes encontrados em ninhos feitos em forros, gavetas, depósito de materiais. Dificilmente, esses filhotes vão viver sem a mãe, que não voltou pro ninho, possivelmente vítima de algum ataque”, pontua o supervisor.

Os gambás não representam riscos aos seres humanos. Apesar da aparência, os gambás não são nocivos. Pelo contrário, eles são agentes de controle ecológico contra pragas, como baratas, escorpiões e carrapatos. A orientação é deixá-los quietos. Geralmente, eles partem à noite por conta própria. Não agrida, nem tente espantar estes animais, eles podem ser atropelados na fuga. Também não é recomendado mexer na ninhada, para não prejudicar aos filhotes. 

Outro cuidado importante é evitar deixar lixo exposto e retirar restos de rações de animais domésticos do alcance dos gambás. Também é recomendado vedar locais em que os gambás possam fazer ninhos como aberturas entre telhados e forros. Se o gambá já estiver acomodado em local que não traga transtorno, deixe-o escolher a hora adequada para sair. 

Maltratar animais é crime e quem for flagrado praticando o ato pode ser preso. De acordo com a lei de crimes ambientais (Lei 9.605/1998), a pena para quem mata, persegue ou caça animais da fauna silvestre pode ser de seis meses a um ano de detenção e multa.

Caso encontre um animal silvestre ferido ou em situação de perigo, a população pode acionar a equipe de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, pelo telefone 153, no horário das 8h às 17h. A atividade acontece paralelamente às demais ações das equipes, por esta razão o atendimento segue critérios de triagem.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Leia Também:

Acesse o nosso site 

https://www.rcwtv.com.br/

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
Waleska Saraiva

Publicado por:

Waleska Saraiva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )