Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Grupo do Centro de Convivência da Pessoa Idosa explora ciências em visita à UFJF

Visita guiada proporciona experiência enriquecedora sobre biologia, química e física, promovendo interação e aprendizado

Carlos Aquino
Por Carlos Aquino
Grupo do Centro de Convivência da Pessoa Idosa explora ciências em visita à UFJF
Prefeitura de Juiz de Fora
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um grupo de idosos vinculado ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa, programa realizado em parceria pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) e Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), desfrutou de uma visita guiada ao Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante duas horas o grupo explorou as áreas de biologia, química e física, compreendendo como essas disciplinas se manifestam no cotidiano. Ao final, enquanto compartilhavam impressões sobre o passeio, desfrutaram de um lanche com sucos, bolos, biscoitos diversos e cachorro quente, parte das atividades do projeto "Caminhando pela História", coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur) da PJF.

A jornada começou no planetário, o maior de Minas Gerais, com 12 metros de diâmetro e um sistema de projeção de padrão internacional. Lá, o grupo assistiu ao filme "Dois pedacinhos de vidro", que traça a história do telescópio, desde a luneta de Galileu até os modernos instrumentos de observação astronômica. A visita incluiu ainda o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana, apresentando uma ambientação cênica do sítio arqueológico de Tiwanaku.

No Museu de Malacologia, os idosos tiveram a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre conchas marinhas e moluscos, como caracóis, lulas e polvos. A exposição "Vias do Coração", uma iniciativa do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz, ofereceu informações valiosas sobre a manutenção de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida.

Publicidade

Leia Também:

Apesar da visita diurna, que impossibilitou a observação de estrelas, lua e alguns planetas pelo telescópio de 50,8 centímetros de diâmetro do Centro de Ciências, a experiência foi enriquecedora para os participantes. Margarida França de Souza, aposentada, expressou seu encantamento: "Todo o conhecimento adquirido na visita será passado para as futuras gerações. Todos os profissionais foram incríveis, sem exceção, explicaram tudo de forma clara e detalhada. Futuramente, pretendo contar para o meu neto, que hoje tem apenas uma semana de vida".

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.

Comentários:
Carlos Aquino

Publicado por:

Carlos Aquino

Cursando Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )