Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 18 de Maio de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Grupo Divulgação apresenta espetáculo "Censura, não!" para marcar os 60 anos do Golpe de 64

A apresentação é o ponto culminante do Mergulho Teatral, uma imersão no teatro voltada para estudantes universitários

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
/ 75 acessos
Grupo Divulgação apresenta espetáculo
UFJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No Teatro do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta sexta-feira (05), às 20h, o Grupo Divulgação traz à cena o espetáculo "Censura, não!", como parte das atividades lembrando os 60 anos do golpe civil-militar de 1964. Sob a direção e texto de José Luiz Ribeiro, a apresentação é o ponto culminante do Mergulho Teatral, uma imersão no teatro voltada para estudantes universitários, integrando o projeto de extensão "Centro de Estudos Teatrais – Cursos e Oficinas".

 

O espetáculo aborda a história da censura no Brasil, desde os tempos coloniais até os dias atuais, destacando períodos como o Brasil Império, a Era Vargas e a Ditadura Militar. José Luiz Ribeiro destaca: “Censura é um ato vergonhoso em que um ser humano impõe o silêncio a outro ser humano. Os perigos da censura existem. E depois de 60 anos de momentos muito difíceis para a cultura, é preciso lembrar sempre e dizer: isso não deve acontecer mais. O ser humano tem que dialogar para fazer a sociedade avançar”.

Leia Também:

 

Além da apresentação teatral, os visitantes poderão conferir uma exposição com o mesmo tema na Galeria de Arte do Forum da Cultura, localizada próxima ao teatro. As atividades são parte de uma série de eventos apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora e a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG) – Subseção Juiz de Fora, com o objetivo de celebrar a importância da defesa da democracia ao longo do mês de abril.

 

A peça, com o dinamismo do teatro de revista, conecta eventos históricos com canções marcantes. A trilha sonora inclui músicas emblemáticas de diferentes épocas, como "Divino Maravilhoso" (Caetano Veloso/Gilberto Gil) e "Zé Corneteiro" (Lalá Araújo), além de composições originais de José Luiz Ribeiro.

 

O espetáculo também aborda a censura enfrentada pelo próprio Grupo Divulgação durante o período ditatorial, apresentando trechos de peças censuradas na época. José Luiz Ribeiro ressalta a importância de manter viva a memória desses eventos: "Precisamos falar, inclusive, por conta desse momento de quase volta ao golpe. Temos que preservar a liberdade".

 

O Grupo Divulgação promete uma noite de reflexão e arte, reforçando a mensagem de resistência e liberdade.

 

Informações sobre o espetáculo:

 

Nome: "Censura, não!"

Grupo: Divulgação – Mergulho Teatral do 1º semestre de 2024

Data e horário: Sexta-feira (05), às 20h (sessão única)

Local: Teatro do Forum da Cultura – Rua Santo Antônio, 1.112, Centro, Juiz de Fora

Entrada: Gratuita

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

 

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

FONTE/CRÉDITOS: UFJF
Comentários:
Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )