Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 18 de Maio de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Governo promove capacitação agrícola no norte de Minas Gerais

A iniciativa visa fortalecer o conhecimento e fomentar o desenvolvimento agrícola local

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
/ 48 acessos
Governo promove capacitação agrícola no norte de Minas Gerais
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Minas Gerais está investindo em educação agrícola no Norte do estado, mais especificamente na comunidade de Riachinho. Recentemente, a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), promoveu capacitações em fruticultura e apicultura na região.

 

A iniciativa visa fortalecer o conhecimento e fomentar o desenvolvimento agrícola local. A capacitação em fruticultura foi marcada por um ambiente de troca de experiências e aprimoramento técnico.

Leia Também:

 

A importância da parte prática foi enfatizada por Maria do Rosário Bueno Palma, beneficiária da capacitação em fruticultura. "Para mim, foi muito importante. O curso vai acrescentar muito no meu cultivo caseiro, e o conhecimento é sempre bem-vindo", afirmou.

 

José Felicíssimo, extensionista agropecuário da Emater de Riachinho, explicou a importância das técnicas corretas na fruticultura.

 

“Ficamos satisfeitos pela mobilização e participação dos alunos e produtores, porque é muito importante que eles aprendam a técnica correta de plantio, de manejo de pomar, de hortaliças, de todas as culturas frutíferas. É fundamental o produtor já ter absorvido um pouco de cada etapa para conduzir o seu pomar na lavoura aqui da Fundação Caio Martins”, diz.

 

Já Álvaro de Moura Goulart, coordenador técnico regional da Emater de Unaí, destacou o valor nutritivo das frutas. “O tema é muito importante justamente porque a fruta é um alimento saudável, que entra na nossa alimentação como fonte de minerais e fibras, além de ser alternativa interessante de renda para esses produtores”, destaca.

 

Na capacitação em apicultura, o assessor técnico da Seapa, Samuel de Melo Goulart, ressaltou a importância dessa atividade para a agricultura familiar e para o meio ambiente.

 

“A atividade de apicultura é complementar às outras já desenvolvidas na propriedade. Além disso, é atividade essencialmente ambiental, preservadora do meio ambiente. Todo o projeto de preservação ambiental deve começar pela apicultura, pois sem as abelhas não há sentido em falar em preservação ambiental”, disse.

 

Neiri Jean Alves dos Santos, coordenador do Centro Educacional de Riachinho, falou sobre o projeto de apicultura da Fundação, que beneficia diretamente várias famílias na região.

 

“Hoje, no Centro Educacional de Riachinho, temos um projeto de apicultura que beneficia diretamente 12 famílias. Elas obtêm equipamentos e materiais apícolas para montar o apiário na área da fundação. Todos os produtos desse apiário são revertidos em renda para os beneficiários”, explica.

 

Essas iniciativas refletem o compromisso das entidades envolvidas em trazer inovação e conhecimento para as comunidades rurais. João Denilson de Oliveira, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seapa, reafirmou o compromisso em capacitar os jovens rurais para um futuro mais viável economicamente e socialmente.

 

“Nesse trabalho conjunto, buscamos viabilizar a execução de capacitações para jovens rurais em atividades agropecuárias, para o conhecimento de tecnologias e inovações no setor de agronegócio e da agricultura familiar, para que possamos, no futuro, ter uma sucessão rural mais viável no ponto de vista econômico e mais viável no ponto de vista social para o nosso estado”, diz.

 

Essa parceria entre instituições públicas e privadas destaca o potencial de Riachinho para um crescimento econômico e social sustentável no setor agrícola, oferecendo oportunidades valiosas de aprendizado e crescimento para os jovens agricultores locais.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

 

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )