A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realizou, entre os dias 5 e 9 de maio, em Belo Horizonte, a fase presencial do Curso de Sistema de Comando em Operações (SCO), em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).
Esse curso reuniu especialistas que atuam diretamente na resposta a desastres e faz parte de uma série de ações voltadas para a formação e capacitação em situações de emergência.
Em 2025, participaram da capacitação diversos órgãos públicos, privados e do terceiro setor, além dos coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil. Representantes de empresas como Cemig, Copasa, além de policiais, bombeiros, Cruz Vermelha, e outras instituições, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o Sistema de Comando de Operações (SCO).
O SCO é uma ferramenta de gestão que padroniza as ações de resposta em qualquer tipo de crise, independentemente do tamanho. Ele se apoia em três pilares principais: garantir maior segurança para as equipes envolvidas, estabelecer objetivos e prioridades claras, e usar os recursos de forma eficiente.
Segundo o tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino, coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, “a Defesa Civil trabalha na integração de várias agências do Estado em todas as fases do ciclo de defesa civil. E, na hora de responder a uma emergência, uma das principais ferramentas é o sistema de comando em operações, o SCO”.
Ele também destaca que “ao longo do ano, a Defesa Civil realiza diversos treinamentos e planejamentos para preparar os agentes a atuarem em conjunto com outros órgãos, facilitando a resposta rápida e eficiente, deixando Minas cada vez mais seguro”.
O curso foi realizado de forma híbrida, com uma carga horária de 50 horas/aula. Na parte prática, os participantes participaram de simulações em quatro cenários diferentes: desastres hidrológicos, epidemiológicos, incêndios e acidentes com cargas perigosas. Nessas simulações, eles aprendem a montar o posto de comando, definir ações e fazer ajustes conforme as normas do SCO e as prioridades estabelecidas.
Essa iniciativa de capacitação contínua tem como objetivo preparar não só os agentes da Defesa Civil, mas também todos os envolvidos no Sistema de Defesa Civil, para atuarem de forma coordenada e eficiente em momentos de crise. Assim, é possível garantir uma resposta rápida e adequada para proteger a população e reduzir os danos causados por desastres naturais, acidentes ou qualquer outra emergência.
Além disso, o curso também contribui para melhorar os serviços prestados e aprimorar estratégias de prevenção e mitigação de desastres, sempre com o objetivo de proteger vidas e patrimônios mineiros.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais.
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.