Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 17 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Governo de Minas vistoria instalações de futura usina de biometano em Sabará, na RMBH

Empresa italiana Asja vai produzir biogás por meio do tratamento de rejeitos; unidade quer ser referência no reaproveitamento de resíduos urbanos e contribuir para a redução das emissões de carbono no estado

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 249 acessos
Governo de Minas vistoria instalações de futura usina de biometano em Sabará, na RMBH
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador Romeu Zema vistoriou, nesta terça-feira (3/10), o projeto de usina de produção de biometano e geração de energia no Aterro Sanitário de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O investimento de R$ 152 milhões será feito pela empresa italiana Asja, com previsão de produção de 80.000 metros cúbicos diários do gás natural renovável, e geração de 24 empregos permanentes.

“Estive na empresa Asja que produz energia limpa a partir do metano que é gerado no lixo. Essa energia tem a vantagem de fazer com que gases estufas, no caso o metano, não vá para a atmosfera. Então, é algo muito bom para o meio ambiente, já que evita o efeito estufa”, disse o governador Romeu Zema.

A empresa vai investir R$ 152 milhões para a fabricação do biometano, que pode ser usado em diversas aplicações, desde mobilidade urbana até indústrias de grande porte. Mais sustentável, o produto auxilia na descarbonização, compromisso assumido internacionalmente pelo Governo de Minas rumo a uma transição para uma economia mais verde. ​A formalização do investimento foi realizada em setembro, na cidade de Turim (Itália), durante a recente missão do Estado à Europa para atração de investimentos.

“Esse gás pode ser utilizado por diversas indústrias que, hoje, fazem uso do gás natural e ele é gerado a partir do lixo. O que nós queremos é isso: um desenvolvimento com energia sustentável e, principalmente a geração de empregos para os mineiros”, completou Zema

Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o estado alcançou a marca de 99,5% da matriz energética vindas de fontes renováveis (hidrelétrica, solar, eólica e biomassa).

É de MG a liderança em geração de energia solar fotovoltaica no país, superando a marca de 6 GW de capacidade instalada (somando as modalidades centralizada e distribuída), e com potencial para ultrapassar os 50 GW, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

Vale destacar, ainda, que Minas Gerais será sede da primeira fábrica de equipamentos para a produção de hidrogênio verde da América Latina. Além disso, foi o primeiro Estado latino-americano e do Caribe a aderir à campanha mundial ‘Race to Zero’, para neutralizar a emissão de gases do efeito estufa até 2050.

Leia Também:

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )