O Governo de Minas Gerais, em uma nova iniciativa para promover a segurança alimentar e nutricional, lançou nesta sexta-feira (24/5) um edital que destinará R$ 60 mil a cada banco de alimentos selecionado. Este investimento visa a modernização dos espaços públicos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), o edital busca fortalecer bancos de alimentos que apoiam instituições de acolhimento, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, ONGs e estabelecimentos de saúde. "Minas Gerais reforça o seu compromisso com a política de segurança alimentar e nutricional," destacou Joana Brant, assessora-chefe de Segurança Alimentar da Sedese-MG.
Além de reduzir o desperdício de alimentos, os bancos promovem inclusão social, qualificação profissional e educação alimentar e nutricional.
Detalhes do Edital
O 2º Edital de Modernização é voltado para municípios com bancos de alimentos geridos pelas prefeituras, que possuam a estrutura e a capacidade técnica adequadas, em conformidade com as normas sanitárias vigentes. Os municípios interessados devem apresentar contrapartida para participar da seleção.
As propostas podem ser enviadas a partir de segunda-feira (27/5) até o dia 14/6. A participação deve ser oficializada pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com o envio das propostas de modernização e melhoria dos bancos de alimentos.
Para mais informações, a Sedese-MG disponibiliza suporte pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3916-7882. O Manual de Usuários Externos do SEI também está disponível para consulta.