O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), continua avançando na modernização dos exames de direção para quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Com foco na didática, na humanização e na segurança do processo, o Programa de Formação de Examinadores de Trânsito (PFDE) tem como objetivo capacitar e desenvolver profissionais que atuarão nas bancas examinadoras dos processos de habilitação de condutores de veículos automotores no estado.
Essa iniciativa irá formar um cadastro de reserva e renovar o quadro atual de examinadores de trânsito. O curso será oferecido pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), em parceria com a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), com previsão de até 420 vagas.
Dessas vagas, 400 são destinadas a servidores efetivos da carreira de Professor de Educação Básica em exercício nas Superintendências Regionais de Ensino – Metropolitanas A, B e C. As demais 20 vagas são exclusivas para servidores das unidades administrativas da CET-MG. As inscrições estão abertas de 20 de maio a 5 de junho, e podem ser feitas pelo Sistema Acadêmico da Escola de Governo.
“Estamos, aos poucos, reescrevendo e simplificando todos os serviços de trânsito em Minas Gerais. Muitas etapas já foram digitalizadas e, agora, damos início a uma nova fase que irá melhorar os exames de formação de condutores em todo o estado”, afirma Lucas Vilas Boas, chefe de Trânsito de Minas Gerais.
Metodologia
A capacitação será baseada em metodologias ativas de aprendizagem, buscando garantir que os examinadores desenvolvam competências essenciais para atuar nos processos de habilitação, renovação, reabilitação e controle do condutor.
“Essa iniciativa irá formar novos examinadores e também promover a atualização do grupo atual, utilizando as melhores práticas pedagógicas e priorizando um atendimento humanizado, aliado ao rigor técnico necessário para garantir a qualidade do processo e um trânsito mais seguro”, complementa Lucas Vilas Boas.
Curso de formação
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Escola de Governo da FJP. A lista dos servidores inscritos será divulgada no site www.transito.mg.gov.br.
O curso tem carga horária de 220 horas-aula, incluindo conteúdo teórico e atividades práticas vivenciais. A formação também inclui uma avaliação psicológica para fins pedagógicos, além de exigir frequência mínima de 75% e aproveitamento mínimo de 70% em cada módulo.
Regulamentação
A Portaria nº 0645/2025, que institui o programa, foi publicada pela CET-MG em 10 de maio de 2025. Junto a ela, foi divulgado o edital de chamamento nº 001/2025, referente ao primeiro ciclo do Curso de Formação de Examinador de Trânsito.
Desde a publicação do Decreto Estadual nº 48.898/2024, de 20 de setembro de 2024, também é permitida a participação de professores da rede estadual de ensino no processo de realização dos exames de direção.
A iniciativa segue as diretrizes da Resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e busca garantir que os novos examinadores tenham plena competência para atuar nas bancas examinadoras. Mais informações podem ser consultadas no site da CET-MG.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais.
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.