O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), acaba de lançar uma importante iniciativa: a Campanha de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes. O objetivo é conscientizar, prevenir e divulgar canais de denúncia diante das diferentes formas de violência.
"É um convite à reflexão sobre a importância de proteger e promover os direitos em Minas Gerais", destaca Duílio Campos, subsecretário de Direitos Humanos da Sedese-MG. A ação tem um alcance significativo, com peças distribuídas em Belo Horizonte, interior e até áreas rurais. A iniciativa abrange várias frentes, com produção de placas para estradas, spots para rádios, filmes educativos, cartazes e adesivos para estabelecimentos comerciais e órgãos públicos. "A campanha enfatiza que a violência contra crianças e adolescentes é um crime a ser combatido, destacando canais de denúncia e a rede de proteção", destaca Eliane Quaresma, diretora estadual de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sedese.
Essa campanha será amplamente difundida nas redes sociais e encaminhada à rede integrada do Sistema de Garantia de Direitos, incluindo Conselhos Tutelares e de Direitos, Ministério Público e gestores municipais de assistência social. Financiada pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e aprovada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MG), a iniciativa busca mobilizar e sensibilizar toda a sociedade em torno desse tema essencial.
"Ela visa assegurar que todas as crianças e adolescentes tenham direito a um desenvolvimento seguro, protegido contra abusos e exploração. É um alerta para o dever de todos em proteger nossos jovens da violência", destaca Eliane Quaresma. Além disso, a campanha visa também instruir a comunidade sobre a importância de denunciar atos de violência. Canais como Disque 100, polícias Civil (197) e Militar (190), Ministério Público e os conselhos tutelares municipais estão disponíveis para realizar denúncias e assegurar a proteção desses jovens.
Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!
Receba notícias da RCWTV no WhatsApp!
Fique atualizado com as principais notícias que movem nosso site! Clique aqui e participe do nosso grupo!