Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Governador recebe bombeiros que atuaram no resgate de vítimas de terremoto na Turquia

País e a Síria foram atingidos por terremoto e, até o momento, registram mais de 50 mil vítimas

Redação
Por Redação
Governador recebe bombeiros que atuaram no resgate de vítimas de terremoto na Turquia
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador Romeu Zema se reuniu, nesta terça-feira (28/2), com os bombeiros que participaram da comitiva brasileira direcionada à missão de apoio internacional na Turquia. Os militares atuaram no resgate de vítimas do terremoto de magnitude 7.8, que também atingiu a Síria. A missão durou 17 dias e, além dos representantes de Minas, participaram também bombeiros de São Paulo e Espírito Santo. Os militares, que retornaram ao estado no último sábado (25/2), foram recebidos pelo governador nesta terça-feira para um café da manhã.

Romeu Zema parabenizou os bombeiros pelo empenho e dedicação em mais uma ação de ajuda humanitária.“Parabenizo a todos pela missão de coragem. Com certeza, trata-se de uma tragédia descomunal que só quem vai lá e olha no rosto dos sobreviventes consegue ver a tristeza e o sofrimento", disse o governador. "Com certeza, foi algo marcante e que vocês não vão esquecer, pois é uma situação muito difícil. Espero que, com mais esse aprendizado, possamos melhorar, ainda mais, o atendimento aos mineiros”, destacou.

 O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias, ressaltou a experiência dos militares mineiros que fizeram do estado uma referência neste tipo de operação.“Fomos convidados pela expertise de Minas Gerais em eventos como Brumadinho e Mariana. Nós já participamos de missões internacionais, como em Moçambique e Haiti e, por isso, fomos chamados para novamente para compor esta missão. E enviamos bombeiros especializados e experientes, além de um equipamento de localização de vítimas sob escombros.

Leia Também:

Vale ressaltar que Minas Gerais é o único estado do Brasil com esse equipamento”, disse o comandante.Os seis bombeiros integram o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad). O major Heitor Aguiar Mendonça foi o comandante da operação nos países afetados pelo terremoto. Ele e sua equipe presenciaram um segundo terremoto durante as buscas. O bombeiro conta que é satisfatório voltar para casa e ressalta o aprendizado durante a missão."É algo assustador passar por essa experiência, sentimos na pele", contou o major."Somos gratos por voltar para casa com a sensação de dever cumprido", completou.

Receber o reconhecimento dos familiares, amigos e de todos os mineiros é, também, motivo de grande satisfação. "Isso nos deixa orgulhosos e empenhados em fazer nosso trabalho em gestão e operações para salvar vidas e continuar nossas atividades rotineiras com alto grau de qualidade”, ressaltou o major.

Tragédia na Turquia e Síria O terremoto de magnitude 7,8 atingiu, no início deste mês de fevereiro, a fronteira entre a Turquia e a Síria. O terremoto foi seguido por centenas de tremores menores que sucederam o principal, chamados de réplicas. A tragédia provocou a morte de mais de 50 mil pessoas, até o momento, sendo o quinto mais mortal do mundo nos últimos 20 anos. Do total de vítimas, 44,2 mil estavam em território turco e 5,9 mil na Síria. Mais de 160 mil edifícios, com um total de 520 mil apartamentos, desabaram ou foram severamente danificados. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi tão forte quanto um registrado no país em 1939, que vitimou mais de 30 mil pessoas.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )