O 31º Batalhão da Polícia Militar realizou diversas operações entre os dias 21 e 24 de fevereiro em Conselheiro Lafaiete e municípios vizinhos, com foco no combate a furtos, tráfico de drogas e crimes violentos. As ações resultaram em apreensões significativas, prisões de foragidos e criminosos, além da recuperação de bens furtados.
Em Conselheiro Lafaiete, a “Operação Desmanche” foi realizada na sexta-feira (21) para combater o furto de fios de cobre. A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Prefeitura. Em dois estabelecimentos de sucatas, localizados na BR-040, no bairro Carijós, foram encontrados 500 kg de fios de cobre, parte deles provenientes de furtos anteriores. Duas mulheres, ambas de 41 anos, foram presas e encaminhadas à Delegacia, junto ao material apreendido.
Ainda em Lafaiete, durante a noite de sexta-feira, a PM apreendeu dez papelotes de cocaína na Praça da Bandeira, também no bairro Carijós. Um jovem de 25 anos foi abordado, mas liberado por falta de provas de posse direta das drogas.
No sábado (22), um foragido da Justiça, de 39 anos, foi preso no bairro JK durante patrulhamento de rotina.
No domingo (23), a PM prendeu dois homens, de 24 e 30 anos, envolvidos no assalto a um vendedor ambulante dias antes. Os suspeitos foram abordados no bairro Lima Dias e, com eles, foram apreendidas drogas, uma réplica de arma de fogo e um veículo Chevrolet Onix clonado, furtado em Betim/MG em 2023. Ambos foram levados à Delegacia.
Outro caso registrado foi o de um roubo no bairro São Sebastião, onde um homem de 35 anos foi atacado por um criminoso armado com faca. A vítima sofreu cortes na cabeça e teve seu celular e R$ 70 roubados. O agressor fugiu e ainda não foi localizado.
Também no bairro JK, um jovem de 19 anos foi esfaqueado durante uma discussão em um campo de futebol. O agressor fugiu após o crime e a PM segue em busca de pistas.
Em Carandaí, uma operação contra o tráfico resultou na prisão de uma mulher de 28 anos no bairro Vale Verde. Na casa dela, a PM encontrou uma balança de precisão, invólucros com resquícios de maconha, materiais para embalar drogas, munições calibre 12 e um celular iPhone 8.