Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 29 de Abril 2026
Policial

Giro de Notícias – PM Ambiental intensifica Operação Libertas com apreensões de aves silvestres em três cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes

Ações em São João del-Rei, Ubá e Recreio resultaram na apreensão de 11 aves mantidas irregularmente em cativeiro e lavratura de autos de infração e TCOs

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Giro de Notícias – PM Ambiental intensifica Operação Libertas com apreensões de aves silvestres em três cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes
Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG)
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG) segue com ações integradas da Operação Libertas, que tem como foco o combate a crimes ambientais e a proteção da fauna silvestre. Durante esta quarta-feira (29/10), equipes da corporação realizaram fiscalizações em São João del-Rei, Ubá e Recreio, que resultaram na apreensão de 11 aves mantidas em cativeiro de forma irregular, além da lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e autos de infração ambiental.

Em São João del-Rei e Ritápolis, foram apreendidas nove aves silvestres — entre elas trinca-ferros, maritacas, tico-tico e coleirinhas — mantidas em cativeiro sem autorização. Três pessoas foram identificadas e autuadas, e os respectivos TCOs e autos de infração foram lavrados, totalizando R$ 31.111,87 em multas. As aves foram recolhidas e serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), após avaliação veterinária.

Em Ubá, a PM Ambiental apreendeu um trinca-ferro, mantido em cativeiro irregular após denúncia feita pelo Disque Denúncia Unificado (DDU). O autor foi identificado e autuado administrativamente, com lavratura de TCO e Auto de Infração. A ave e a gaiola apreendidas serão enviadas ao CETAS de Juiz de Fora.

Publicidade

Leia Também:

Já em Recreio, os militares encontraram um coleirinho mantido ilegalmente em cativeiro. O responsável, Gabriel Martins de Oliveira, foi autuado e liberado no local após assinatura do TCO, conforme previsto em lei. A ave será reintegrada ao habitat natural após passar por avaliação veterinária.

As ações reforçam o compromisso da Polícia Militar de Meio Ambiente com a fiscalização preventiva e a preservação da fauna silvestre em Minas Gerais, além de ressaltar a importância da participação popular nas denúncias de crimes ambientais pelos canais 181 (Disque Denúncia Unificado) e 190.

 

Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. 

Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!

FONTE/CRÉDITOS: Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG)

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Redação RCWTV

Publicado por:

Redação RCWTV

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR