O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) intensificou a fiscalização em 2024, registrando mais de 16 mil irregularidades em obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências em todo o estado. Com um total de 68.195 inspeções realizadas, um aumento de 7,67% em relação ao ano anterior, as principais infrações constatadas foram a ausência de profissionais habilitados e a falta de registro de empresas junto ao Conselho. Em Juiz de Fora, 2.104 fiscalizações resultaram na emissão de 475 autos de infração.
De acordo com o presidente do Crea-MG, Marcos Venícius Gervásio, a presença de pessoas sem qualificação nas atividades técnicas representa um risco à segurança da população. “Ao combater a atuação irregular, garantimos que serviços sejam realizados com responsabilidade e dentro das normas técnicas, protegendo patrimônios e vidas”, destacou.
O Conselho também ampliou sua atuação em setores estratégicos, incluindo inspeções em barragens de rejeitos, aterros sanitários, transporte escolar, prefeituras e no agronegócio. Empresas de pulverização de agrotóxicos por drones, fabricantes de bioinsumos e armazéns de produtos agrícolas também estiveram entre os alvos da fiscalização.
Para ampliar a participação da sociedade, o Crea-MG disponibiliza o aplicativo Conecta Crea, onde é possível denunciar irregularidades anonimamente, consultar registros profissionais e acompanhar solicitações. Segundo Gervásio, a colaboração popular é essencial para manter o controle de qualidade e segurança no setor.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.