Catas Altas, na região Central de Minas Gerais, promove entre os dias 16 e 18/5, a 24ª edição da tradicional Festa do Vinho. O evento busca valorizar e homenagear a produção da bebida, tradição no município.
Entre as atrações, está o anúncio no domingo (18/5), a partir das 16h, dos vencedores do concurso do melhor vinho tinto suave de jabuticaba da safra 2024. Dez produtores ligados à Associação dos Produtores de Vinhos, Agricultores Familiares e Demais Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart) participaram da competição anterior.
A festa é fruto de uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) , a prefeitura, a Aprovart e demais parceiros contribuindo para o desenvolvimento econômico, cultural e social do município e dos agricultores da região.
"O evento atrai muitos turistas, proporcionando visibilidade para Catas Altas e para os produtores da bebida. É importante lembrar que, em 2011, um decreto municipal instituiu o modo artesanal de fazer os vinhos de uva e jabuticaba e licores como bem imaterial da cidade", afirma a extensionista da Emater-MG, Silmara Aparecida Cota.
Além da estreia do concurso, os visitantes ainda podem participar de uma programação diversificada com shows de artistas nacionais, atividades culturais e gastronômicas. A festa é promovida na Área de Eventos da cidade, com entrada gratuita.
Produção atravessa gerações
O concurso acontece há 18 anos com o intuito de promover e valorizar os produtores e a bebida.
Silmara Cota conta que a produção de vinhos no município começou no século 19, quando os moradores buscavam alternativas para contornar os problemas financeiros provocados pela decadência da mineração.
Com o passar dos anos, uma atividade foi transmitida entre as gerações e, atualmente, são mais de 60 famílias que mantêm uma tradição, seja para o consumo próprio ou para a comercialização.
Anualmente, a Aprovart envasa mais de 10 mil garrafas, a maior parte de vinhos de jabuticaba, mas há outras frutas como de uva e de laranja, além de licores, geleias e compotas.
A atividade mineradora, a silvicultura, a produção artesanal de vinhos e de queijo Minas Artesanal, o artesanato e a fruticultura fomentam o desenvolvimento econômico, social e cultural do município.
Para apoiar os agricultores, a Emater-MG realiza um trabalho contínuo de assistência técnica, auxiliando na comercialização dos hortifrutis que são destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
“O trabalho realizado em conjunto com a associação permite realizar atividades que valorizam a tradição, a cultura e a diversificação da produção de resultados da jabuticaba e a venda das bebidas”, conclui o extensionista.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais.
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.