Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 19 de Maio de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Exportações do agronegócio mineiro alcançam novo recorde no primeiro trimestre de 2024

Números refletem o crescimento tanto da receita quanto do volume embarcado, impulsionando o mercado internacional

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
/ 75 acessos
Exportações do agronegócio mineiro alcançam novo recorde no primeiro trimestre de 2024
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No primeiro trimestre de 2024, as exportações do agronegócio de Minas Gerais atingiram um novo patamar, registrando um valor total de US$ 3,4 bilhões, o que representa um aumento significativo de 5,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esses números refletem o crescimento tanto da receita quanto do volume embarcado, impulsionando o mercado internacional.

 

O destaque vai para o desempenho do café, que respondeu por 47,4% das transações do setor agropecuário mineiro. Houve um aumento expressivo de 23,2% no valor e de 27,8% no volume, totalizando US$ 1,6 bilhão e 7,6 milhões de sacas exportadas.

Leia Também:

 

Segundo Caio César Coimbra, subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

 

A recuperação do setor após um período adverso demonstra a resiliência e a competitividade do agronegócio mineiro, "isso mostra que o cenário adverso do mês de dezembro de 2023, com chuvas esparsas e clima quente, recuperou-se logo em janeiro, quando as chuvas foram mais volumosas e a temperatura mais amena", disse.

 

Os produtos agropecuários representaram 36% das vendas de Minas Gerais para o mundo, com destinos principais como China, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Itália.

 

Além do café, outros produtos se destacaram nas exportações mineiras. O complexo sucroalcooleiro registrou um aumento expressivo de 80,5% na receita e 63% na quantidade embarcada, com o açúcar como principal item de destaque. As carnes também apresentaram um bom desempenho, especialmente a carne bovina, com elevação de 18% no valor exportado.

 

No entanto, o complexo soja registrou quedas tanto no valor quanto no volume exportado, indicando desafios específicos para esse segmento.

 

Os dados, divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, sinalizam um cenário positivo para as exportações do agronegócio mineiro nos próximos meses, com previsão de avanço em diversos setores, incluindo café, carne bovina e açúcar, além da recuperação do desempenho geral do preço das commodities em relação ao ano anterior.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

 

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )