A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) iniciou nesta terça-feira (4/6) a "Primeira Formação Censo Escolar 2024 – Matrícula Inicial" no município de Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento, que reúne cerca de 200 servidores, faz parte das formações contínuas oferecidas pela SEE/MG e tem como objetivo orientar os participantes sobre a coleta de dados do Censo Escolar da Educação Básica 2024.
A formação é voltada para superintendentes Regionais de Ensino (SRE), técnicos do Serviço de Documentação e Informação Educacional (Sedine) e, pela primeira vez, Assistentes Técnicos de Educação Básica (ATB) que atuam nas escolas estaduais. Simone Emerick, superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE/MG, destacou a conexão das formações anteriores com o Censo Escolar, afirmando que as fases de planejamento e execução das matrículas se complementam, formando ciclos contínuos de coleta de dados educacionais.
A programação inclui palestras e sessões de orientação com a participação dos subsecretários de Administração, Desenvolvimento da Educação Básica e Gestão de Recursos Humanos. Eles abordam informações e orientações essenciais para a atualização de dados que impactam diretamente a implementação de políticas públicas.
Mariana Vieira, técnica do Sedine da SRE Ponte Nova, destacou a importância do evento para a troca de experiências entre as regionais e o suporte oferecido pelos agentes da Assessoria de Inovação da SEE e da Prodemge. Ela enfatizou a relevância das discussões e esclarecimentos de dúvidas proporcionados durante o encontro.
Durante a abertura, Cláudia Lara, subsecretária de Articulação Educacional da SEE/MG, enfatizou que o Censo Escolar é fundamental para a base de diversas ações desenvolvidas pela SEE/MG, como os programas Busca Ativa Escolar e Pé-de-Meia, que visam a permanência dos estudantes no ambiente escolar. Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, ressaltou que o Censo Escolar subsidia indicadores nacionais de análise e desempenho, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que dependem dos dados coletados para serem precisos e reais.
O evento também conta com a participação de agentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que orientam sobre a análise e tratamento dos dados levantados. A coleta de dados do Censo Escolar vai até 31 de julho e inclui informações sobre matrículas, turmas, professores, níveis e etapas de ensino, e estrutura escolar, entre outros.
Esses dados são essenciais para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), taxas de rendimento e fluxo escolar, e distorção idade-série, que subsidiam políticas públicas para a melhoria da educação, incluindo programas como a merenda escolar, transporte escolar, e distribuição de livros didáticos.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.
Comentários: