Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 18 de Maio de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Epamig Orienta Produtores para a Colheita do Café em Minas Gerais

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) fornece orientações essenciais para os cafeicultores durante a temporada de colheita.

Ewertom Caldeira Rodrigues
Por Ewertom Caldeira Rodrigues
/ 59 acessos
Epamig Orienta Produtores para a Colheita do Café em Minas Gerais
Erasmo Pereira/Epamig
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

MINAS GERAIS - O mês de maio marca o início do período da colheita do café em Minas Gerais, um fruto tradicional no estado que exige uma série de cuidados especiais para que a safra seja aproveitada em todo o seu potencial. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está orientando os cafeicultores para garantir que o trabalho de meses não seja perdido.

Esta fase, que pode se estender até meados de julho ou começo de agosto, requer atenção e planejamento por parte dos produtores. Para auxiliá-los, a Epamig separou algumas orientações de como agir nesse período que antecede o trabalho de recolhimento do café das lavouras.

A pesquisadora da Epamig, Vanessa Figueiredo, destaca que no momento da colheita é preciso que a planta esteja com, aproximadamente, 80% dos frutos maduros e a lavoura esteja “no limpo”, realizadas as podas necessárias e arruação dos ciscos.

Leia Também:

“Neste ano, temos observado uma maturação mais adiantada na maioria das propriedades. Nesta situação, é importante que o cafeicultor programe e faça o escalonamento da colheita. Dando prioridade para as cultivares que tenham uma maturação mais precoce, como aquelas dos grupos Acaiá e Mundo Novo”, afirma Vanessa.

Outro ponto que merece atenção é a manutenção dos equipamentos que serão utilizados durante a colheita. “É fundamental que todo o maquinário esteja devidamente revisado e em dia, para que o produtor não tenha que lidar com nenhum imprevisto que possa atrasar o seu cronograma”, orienta.

Na pós-colheita é preciso preparar e limpar o terreiro para a secagem dos grãos e as tulhas nas quais o café será armazenado. É importante varrer, secar e cercar o espaço para que ele não seja utilizado de maneira indevida por outra atividade durante o resto do ano.

Para finalizar, Vanessa alerta. “Nós estamos na safra de 2024, mas não podemos esquecer que as plantas já estão com um crescimento de ramos para produzirem em 2025, é importante cuidar para que elas estraguem o menos possível”.

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
 
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Ewertom Caldeira Rodrigues

Publicado por:

Ewertom Caldeira Rodrigues

Estudante de Jornalismo da Uniasselvi, Designer Gráfico, Social Media e Estagiário em Jornalismo

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )