Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Cultura e Entretenimento

Documentário sobre musicistas será exibido no programa Harmonia, da Rede Minas, hoje, 14

“Sinfonia da presença” mostra o impacto da Covid-19 na vida e no trabalho dos músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG)

Redação
Por Redação
Documentário sobre musicistas será exibido no programa Harmonia, da Rede Minas, hoje, 14
Rede Minas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Todo artista tem de ir aonde o povo está”. O verso de Milton Nascimento representa a necessidade do palco e da plateia. A abstinência dos espetáculos provocada pela pandemia atingiu os musicistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. O processo doloroso, mas também criativo, foi registrado pelas câmeras e apresentado em documentário. “Sinfonia da presença”, de Alysson Rodrigues, retrata o período em que a orquestra continuava seguindo a batuta do maestro, mas se reinventando devido à reclusão, até o reencontro com o público. A obra é exibida, na íntegra, no programa Harmonia, da Rede Minas, neste sábado (14).

O documentário “Sinfonia da presença” apresenta, entre notas e melodias, o depoimento dos musicistas. Nos relatos, falam sobre a rotina, relembram a entrada no grupo e contam sobre a expectativa do retorno. Enquanto todos ansiavam para a volta, um dos membros chegava. A fagotista Isadora Sodré, única mulher trans que ingressou na OSMG durante a pandemia, compartilhou suas expectativas em depoimento.

A obra traz o relato de alguns artistas que compartilharam o drama de quem foi vítima direta do vírus. Alexandre Kanji, spalla da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, vivenciou o luto pela perda de seus pais durante a pandemia, vítimas da Covid-19. O violonista Willian Barros, há quase 30 anos na Sinfônica, conta sobre o processo de recuperação e o medo de não tocar mais. “De repente, o violino parecia apenas um pedaço de pau ou um objeto estranho que eu nunca tinha segurado antes”, falou sobre o processo de recuperação.

Além do filme, o Harmonia traz, em primeira mão, a interpretação de uma obra inédita do maestro, compositor mineiro e integrante da OSMG Rogério Vieira, intitulada “Sinfonieta solene” (para metais & percussão).

Sobre a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foi criada em 1976 e declarada Patrimônio Histórico e Cultural do estado, em 2013. Seu atual regente titular é Silvio Viegas.

Apresentado por Luciano Correia, o programa Harmonia vai ao ar neste sábado (14), às 19h, pela Rede Minas e pelo site da emissora: redeminas.tv.

SERVIÇO:
Harmonia
Apresentação: Luciano Correia
Sábado, às 19h, com reapresentação aos domingos, às 22h
Rede Minas e site da emissora: redeminas.tv

FONTE/CRÉDITOS: Rede Minas
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )