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Terça-feira, 20 de Maio de 2025
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Ciência e Tecnologia

Diferentes maneiras de reescrever e reutilizar conteúdo existente

Reescrevendo e Reaproveitando Conteúdo: Estratégias para Manter seu Site Atualizado

Cristiane Oliveira
Por Cristiane Oliveira
Diferentes maneiras de reescrever e reutilizar conteúdo existente
Reprodução- Bancos de Dados
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É muito difícil encontrar novas ideias regularmente para manter seu site atualizado.

Portanto, ferramentas de IA generativas como ChatGPT, Gemini, DeepSeek, etc., são usadas por escritores e profissionais de marketing para fazer brainstorming de novas ideias. No entanto, outra maneira é reutilizar o conteúdo já publicado em seu site em um formato novo.

Eles podem reescrever (e reaproveitar) conteúdo existente. Isso envolve utilizar conteúdo publicado em um site para criar algo novo e valioso.

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Lembre-se, reescrever não é apenas mudar algumas palavras em um pedaço de texto. Em vez disso, é como pegar ideias básicas e formar um conteúdo totalmente novo que se destaca.

Então, quais são as maneiras de reescrever conteúdo? Como alguém pode usar conteúdo existente? Essas táticas são realmente benéficas? Leia este guia detalhado para aprender sobre isso!

1. Converta uma lista em artigos individuais

Se um artigo ou blog contiver uma lista, use-a para escrever um artigo individual sobre cada ponto.

Como as ideias já estão presentes na forma de uma lista, basta expandir cada uma delas. Este é um dos melhores métodos para criar conteúdo sem começar do zero.

Alguns exemplos de blogs e artigos que usam um formato de lista são:

  1. 10 maneiras de melhorar sua escrita
  2. 7 estratégias para um melhor marketing
  3. 5 maneiras de aperfeiçoar a reescrita de conteúdo (título desta discussão em andamento)

Essa estratégia faz você pensar além de apenas listar um ponto com uma breve explicação. Você pode adicionar estudos de caso, exemplos, estatísticas e muito mais para os leitores.

Por exemplo, suponha que haja uma postagem de blog em seu site para mídia social estratégias de marketing. Você pode escolher cada estratégia e transformá-la em um artigo separado. Isso permite que você explique melhor todo o processo de implementação com mais profundidade.  

Dessa forma, você não só pode criar vários novos conteúdos, mas também estabelecer sua expertise naquela área temática.

2. Combine várias postagens em um artigo de resumo

A técnica para reescrever conteúdo é combinar várias postagens em um resumo.

Se você já escreveu vários posts de blog sobre tópicos intimamente relacionados, use-os. Não os deixe separados, mas mescle-os em um único artigo.

Por exemplo, combine vários artigos sobre técnicas de marketing digital para formar um único guia com o título “O guia definitivo para marketing digital”.

Ao fazer isso, você direciona os leitores que preferem ter um recurso mais extenso que cubra tudo em um só lugar. Isso os poupa de pesquisar em várias postagens.

Para isso, a primeira coisa que você precisa fazer é encontrar posts de blog que compartilhem um tema comum. Resuma cada post e combine-os. No final, certifique-se de que o post detalhado mantenha um fluxo suave entre as seções.

Além disso, tome cuidado com os seguintes pontos-chave:

  1. Remova informações repetitivas
  2. Atualize todas as seções desatualizadas
  3. Adicione novos insights e opiniões de especialistas
  4. Use um índice adequado para ajudar os leitores a navegar pelo artigo

Este método permite que você reaproveite conteúdo antigo para torná-lo mais acessível e valioso para os leitores. Motores de busca também classifica melhor conteúdo aprofundado e bem estruturado.

3. Revise o conteúdo antigo com novas informações

Revisar conteúdo antigo para alguns novos públicos traz alguns resultados extraordinários em termos de classificação e experiência dos leitores. Não há necessidade de trabalhar em tópicos totalmente novos aqui!

Se você tem um site, há uma chance de que seu público-alvo tenha evoluído. Ou os dados que você usou no conteúdo não são mais precisos.

A solução? Traga alguns ajustes ao conteúdo existente para se adequar a novos leitores.

A ideia central continua a mesma. No entanto, os únicos aspectos que mudam são os seguintes:

  1. Tom
  2. Estrutura da frase
  3. Legibilidade
  4. Exemplos
  5. Recomendações
  6. Estatísticas
  7. Ferramentas mencionadas (em qualquer)

Aqui está o problema: você pode dividir o processo de revisão de conteúdo antigo em duas fases.  

Na primeira parte, concentre-se no tom, na estrutura da frase e na legibilidade do conteúdo. Felizmente, você pode lidar com isso facilmente, pois há ferramentas avançadas disponíveis para ajudar.

Por exemplo, Reescrever Texto é uma ferramenta adequada para reescrever o conteúdo de forma eficaz. Se seu público cresceu, você pode mudar o que está no texto para um mais formal para se adequar a eles.

Esta ferramenta gratuita ajuda a reescrever perfeitamente o texto, mantendo o mesmo significado original. Ela também simplifica a estrutura da frase e troca vocabulário de ponta por alternativas mais simples para melhorar a legibilidade.

Certifique-se de usá-lo e lidar com a fase mencionada acima facilmente.

Você terminou com o tom e a legibilidade? É hora de atualizar as informações, exemplos, estatísticas e outros aspectos com os dados mais recentes e precisos.

No entanto, você tem que fazer tudo isso manualmente, não com uma ferramenta.

Pesquise manualmente cada número, fato ou qualquer outra coisa mencionada no conteúdo e veja se ainda é preciso.

Caso contrário, basta substituí-lo pelas descobertas mais recentes.

Você também pode modificar o formato — transformar um artigo com muito texto em uma peça mais visual com infográficos ou resumos em vídeo. Isso atrai mais os leitores.

Conclusão

Reescreva e reutilize conteúdo já publicado para manter seu site atualizado.

Você pode converter listas em artigos individuais ou combinar posts relacionados em guias abrangentes. Você também pode revisar conteúdo antigo com informações atualizadas.

Esses métodos não só economizam tempo, mas também melhoram o SEO do seu site. Eles oferecem novas perspectivas e melhoram a acessibilidade do conteúdo.

Com alguns ajustes no tom, na estrutura e nos exemplos, você pode dar nova vida ao seu conteúdo e mantê-lo relevante para leitores antigos e novos.

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Cristiane Oliveira

Publicado por:

Cristiane Oliveira

Técnica em Administração e estudante do 7º período de Jornalismo na Uniasselvi.

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