Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 17 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Cultura e Entretenimento

Descentra Cultura: nova lei amplia acesso a investimentos em Minas Gerais

Nova legislação amplia acesso a financiamento cultural para todos os municípios e comunidades tradicionais do estado.

Carlos Aquino
Por Carlos Aquino
/ 149 acessos
Descentra Cultura: nova lei amplia acesso a investimentos em Minas Gerais
Marco Evangelista / Imprensa MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador Romeu Zema sancionou, nesta terça-feira, em cerimônia realizada no Palácio das Artes, a lei "Descentra Cultura". Essa legislação visa ampliar o acesso aos mecanismos de financiamento cultural em todos os 853 municípios de Minas Gerais, promovendo a descentralização, regionalização e democratização dos recursos culturais em todo o estado. O secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, também participou da cerimônia.

Para o governador, a descentralização cultural contribuirá para o surgimento de novos talentos e fortalecerá a cultura mineira. "É uma ação que visa democratizar o acesso aos recursos da cultura, no que diz respeito à questão burocrática. Isso vai fazer com que muitos talentos que nunca tiveram a oportunidade de aflorar tenham, a partir de agora, uma oportunidade. Tenho a certeza de que Minas Gerais, que já era um celeiro de talentos, será muito mais. Nossa cultura vai estar mais presente no interior, onde ela dificilmente chegava, principalmente nos pequenos municípios", afirmou Zema.

O secretário Leônidas Oliveira destacou que a "Descentra Cultura" pode impulsionar a economia criativa em Minas, gerando empregos e renda em toda a cadeia produtiva do setor. Ele enfatizou que "hoje é um dia muito especial para a cultura de Minas Gerais. Chegamos a um consenso de um projeto de Lei que facilita a vida dos produtores, trabalhadoras e trabalhadores da cultura. O projeto descentraliza os recursos, sobretudo para os municípios que não têm acesso, compreende a cultura popular e tradicional, inclui e potencializa empresas que patrocinam a cultura; isso significa que um maior contingente da população terá acesso aos recursos da cultura".

Leia Também:

Com a sanção da lei, o Governo de Minas, por meio da Secult, busca modernizar, regularizar e melhorar as condições de acesso aos recursos culturais para municípios e trabalhadores da cultura, com foco especial na cultura popular. Além disso, a lei facilita o acesso de povos e comunidades tradicionais aos mecanismos de financiamento.

A lei "Descentra Cultura" modifica a legislação 22.944/2018, que estabelece o Sistema Estadual de Cultura, o Sistema de Financiamento à Cultura e a Política Estadual Cultura Viva. O projeto de lei foi aprovado em dois turnos no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Anteriormente, a concentração de recursos culturais beneficiava cerca de 35 municípios, enquanto a nova legislação amplia o acesso para todos os municípios mineiros.

 

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora: https://bit.ly/455qi8H 

Comentários:
Carlos Aquino

Publicado por:

Carlos Aquino

Cursando Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )