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Sabado, 18 de Maio de 2024
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Marketing Digital

Desafios enfrentados pelos gerentes de Marketing Digital do Brasil

Estudo da Sellesta ouviu 200 profissionais de comércio eletrônico que revelaram desafios diários

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
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Desafios enfrentados pelos gerentes de Marketing Digital do Brasil
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De acordo com 87% dos profissionais de marketing, gerar um retorno de investimento (ROI) em campanhas promocionais é o maior desafio enfrentado pelos gerentes da área no Brasil, seguido pelo conhecimento da marca (13%). O percentual consta na nova pesquisa publicada recentemente pela Sellesta, fornecedora global de ferramentas de e-commerce baseadas em inteligência artificial para impulsionar as vendas on-line.

O estudo – feito com 200 profissionais de comércio eletrônico que operam no Brasil e no México em julho de 2023– revelou os desafios diários para impulsionar as vendas on-line em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo. Segundo os dados, 91% dos gerentes de e-commerce brasileiros enfrentam a concorrência on-line de pelo menos 10 outras marcas, enquanto apenas cerca da metade (56%) têm acesso às tendências diárias do mercado e informações sobre concorrentes para ajudá-los a tomar suas decisões. O estudo – feito com 200 profissionais de comércio eletrônico que operam no Brasil e no México em julho de 2023– revelou os desafios diários para impulsionar as vendas on-line em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo. Segundo os dados, 91% dos gerentes de e-commerce brasileiros enfrentam a concorrência on-line de pelo menos 10 outras marcas, enquanto apenas cerca da metade (56%) têm acesso às tendências diárias do mercado e informações sobre concorrentes para ajudá-los a tomar suas decisões.

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Quando questionados sobre o quão conscientes e informados eles se consideram sobre as ofertas on-line dos concorrentes (descrições, preços, promoções, etc.), apenas 15,4% dos entrevistados brasileiros se descreveram como “extremamente atentos”, preparados para acompanhar diariamente os desenvolvimentos do mercado.

Max Zagrebin, CEO da Sellesta, afirma que esses insights são fundamentais para os profissionais de marketing, especialmente diante do aumento da concorrência on-line no Brasil.

“Analisar e acompanhar constantemente os concorrentes de um mesmo setor é fundamental para que uma empresa de e-commerce se destaque e tenha sucesso. Atrás de milhões de anúncios e vendas que ocorrem todos os dias, há uma riqueza de dados competitivos inestimáveis que, caso contrário, estariam fora do alcance dos vendedores”.

A pesquisa também revelou outro problema enfrentado pelos profissionais de marketing on-line da região: 13,6% dos entrevistados brasileiros atualmente precisam de pelo menos cinco dias para lançar uma campanha on-line, enquanto 11% mantêm a mesma precificação ao longo do ano.

Max acrescentou que o surgimento da IA transformará drasticamente esse cenário, permitindo que profissionais de marketing em geral – de PMEs a grandes companhias – tenham acesso e respondam à dinâmica do mercado em tempo real.

Principais dados a serem destacados referentes ao Brasil:

  • 91,4% enfrentam concorrência on-line de pelo menos 10 outros produtos;
  • 38,2% dos gerentes de e-commerce verificam manualmente os preços dos concorrentes;
  • Para 87,1% dos gerentes de e-commerce no Brasil, gerar ROI é o maior desafio que enfrentam;
  • Apenas 55,7% têm acesso às informações diárias sobre as tendências do mercado;
  • No Brasil, 93,6% dos gerentes de e-commerce atualmente precisam de pelo menos 2 semanas para criar e implementar uma campanha de marketing on-line;
  • 14,3% necessitam de pelo menos um mês;
  • Apenas 55,8% dos gerentes de e-commerce têm acesso a informações de mercado e tendências em tempo real; tornando difícil para eles se adaptarem e responderem às oportunidades de mercado;
  • 13,6% dos profissionais de e-commerce local precisam de pelo menos cinco dias para lançar uma campanha on-line.

“Acreditamos que este relatório demonstra que um caminho fundamental para as pequenas e médias empresas de comércio eletrónico manter uma vantagem competitiva é aproveitar o poder da inteligência artificial (IA), que tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas enfrentam esses desafios. Ao automatizar tarefas complexas relacionadas a preços, análise de concorrentes, otimização de palavras-chave e pesquisa de clientes, a IA capacita as empresas a tomar decisões baseadas em dados com eficiência sem precedentes”, conclui Max.

 

 
 
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