O projeto “Dança da Escola no Calçadão” trouxe novos ritmos, cores e movimentos para o Calçadão da Rua Halfeld nesta terça-feira. Cerca de 280 estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram dessa grande intervenção urbana no Centro da cidade. Com coreografias ensaiadas, turmas de todas as idades se apresentaram em diferentes pontos do Calçadão, surpreendendo os transeuntes. Essa iniciativa, que está em sua 11ª edição, é promovida pela Supervisão de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania da Secretaria de Educação (SE).
Entre as nove escolas que participaram da intervenção, destaca-se o Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (CEM). Turmas de três projetos desenvolvidos na instituição (Arteiros do CEM, Teatro Braille e Libras e Continuação) apresentaram suas performances. Mesmo com estudantes atípicos, como aqueles com síndrome de Down, deficiência visual ou auditiva, todos acompanharam as coreografias com emoção e alegria. A professora Fernanda Souza, do CEM, observou: “O nosso corpo fala. A gente não precisa de música para dançar ou de fala para se expressar. É o corpo em poesia, versos e prosa.”
Além disso, hoje, a partir das 14h, acontecerá o 5º Encontro de Teatro das Escolas Municipais no Teatro Paschoal Carlos Magno. Cerca de 200 estudantes do 5º ano de quatro escolas municipais se apresentarão para outras turmas da rede pública. E na quinta-feira, dia 6 de junho, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) sediará o evento, com apresentações de aproximadamente 120 estudantes do CEM e da Escola Municipal Bom Pastor, a partir das 13h. É uma oportunidade incrível para celebrar a arte e a cultura nas escolas!