Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), deu início, neste mês de outubro, ao Projeto Recriando na Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, situada no município de Uberlândia. A iniciativa consiste no reaproveitamento de resíduos de madeira apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a fabricação de brinquedos lúdicos e educativos.
Em resumo:
- Iniciativa em Uberlândia reaproveita resíduos de madeira apreendidos pelo Ibama.
- Quatro custodiados participam da fabricação de brinquedos educativos.
- Kits são encaminhados para a rede pública de ensino e atendem pessoas com deficiência.
Desenvolvida por meio de uma cooperação interinstitucional, a ação une esforços entre o Depen-MG, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Ibama e o Conselho da Comunidade da Execução Penal. Atualmente, quatro custodiados da unidade prisional participam diretamente do processo produtivo, alcançando a marca de cerca de 50 conjuntos de brinquedos lúdicos já produzidos.
Sustentabilidade e desenvolvimento educacional
A matéria-prima utilizada na confecção dos brinquedos é oriunda de apreensões realizadas pelo Ibama de materiais que tradicionalmente seriam descartados por meio de queimadas criminosas. Com o material recuperado, são fabricados kits educativos para a rede pública de Uberlândia. O propósito é estimular o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças e pessoas com deficiência.
O design e a concepção dos itens foram elaborados por professores e pedagogos da UFU. Eles atuaram em conjunto com as faculdades de Arquitetura, Urbanismo e Design da instituição. O catálogo de peças inclui itens como pentaminó (quebra-cabelo), labirintos, formas blox molde, taburacos, lançamentos de obstáculos, painéis sensoriais e peças de encaixe de formas.
A professora da faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFU, Viviane Guimarães, pontua que a atividade proporciona amplo aprendizado acadêmico e prático. Segundo a docente, a parceria começou no final de 2023 para reaproveitar resíduos. O trabalho evoluiu de uma disciplina para um projeto de extensão repleto de aprendizado.
Combate a crimes ambientais e reinserção social
De acordo com a analista ambiental do Ibama, Adriana Magalhães, o projeto também desempenha um papel fundamental no combate a infrações ambientais na região. A especialista explicou que madeireiras descartavam resíduos usando fogo, o que era crime ambiental. Experiências anteriores de doação em Araguari inspiraram este atual modelo de reaproveitamento.
Para além dos reflexos ecológicos e educacionais, a iniciativa fomenta a mão de obra prisional como ferramenta de profissionalização e reinserção social. Os custodiados adquirem competências práticas em marcenaria e carpintaria para o mercado de trabalho. Eles também garantem a remição de pena, diminuindo um dia a cada três dias trabalhados.
O diretor regional da 9ª Região Integrada de Segurança Pública, Marcus Vinícius de Oliveira, avalia o projeto. Ele diz que a iniciativa comprova a eficácia de parcerias estratégicas no sistema prisional. O gestor destacou que a iniciativa é um exemplo prático. A união de esforços e a oferta de oportunidades geram benefícios concretos e transformam realidades na sociedade.
*Com informações oficiais de Agência Minas (Governo MG).
Mais notícias de Minas Gerais no portal RCWTV.
Leia também no portal RCWTV:
- Conheça os direitos de idosos e pessoas com deficiência nas eleições
- Projeto em Juiz de Fora propõe medidas de trânsito para pessoas autistas e com deficiência
📲 Fique por dentro de tudo em Juiz de Fora e Região!
Receba notícias urgentes, trânsito, alertas policiais, vagas de emprego e utilidade pública no Canal Oficial da RCWTV no WhatsApp.
👉 Clique aqui para entrar no Canal Oficial da RCWTV

RCWTV
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se