Fotografias, relatos e objetos que ajudam a contar as histórias do Dom Bosco e do São Benedito, na periferia de Juiz de Fora, foram cuidadosamente recolhidos pelo Coletivo Rumino no projeto “Memória à Vista”. O resultado desse garimpo pode ser conferido no livro homônimo, em quatro murais pintados nos bairros e nos curtas-metragens: “Onde o Nó Faz a Curva” e “Beneditas”. A publicação está sendo distribuída em escolas e bibliotecas da cidade, enquanto os filmes terão sua primeira exibição pública neste sábado, 18, às 15h, no Anfiteatro João Carriço, localizado na Avenida Rio Branco 2.234, Parque Halfeld. A sessão tem entrada franca, sendo livre para todos os públicos.
De caráter multidisciplinar, o projeto “Memória à Vista” tem financiamento do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerenciado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O trabalho foi desenvolvido entre os anos de 2021 e 2022. “Entrevistamos vários moradores, perguntando como enxergavam o próprio bairro, como se lembravam dele na sua infância e questionando que lições de vida gostariam de passar adiante. Buscamos conhecer nessa individualidade a relação coletiva desses moradores”, afirma Wallace Faria Ferreira, um dos integrantes do Rumino.
O coletivo buscou resgatar e dar visibilidade a memórias sociais importantes para a criação da identidade não só dos territórios contemplados, mas da cidade como um todo. A iniciativa também contribui para sua preservação dessas recordações.
Em comum, São Benedito e Dom Bosco têm o fato de terem sido fundados majoritariamente por pessoas negras, tendo, inclusive, abrigado quilombos. “Alegrias, suspiros de saudade, denúncias, esquecimentos e o hálito de memórias ancestrais surgem à vista, como um alerta e um desejo de que nós, eu e você, não podemos esquecer,” afirma Lucas Soares, proponente do projeto.
Após o lançamento, os documentários poderão ser acessados no YouTube em dois link: um para o Dom Bosco; e outro para São Benedito.
O livro “Memória à Vista” está disponível para consulta na Biblioteca Municipal Murilo Mendes, localizada na Avenida Getúlio Vargas 200, Centro, e em instituições presentes nos dois bairros: Escola Estadual Professor Lindolfo Gomes, Escola Estadual Professor Cândido Motta Filho e Escola Municipal Professor Irineu Guimarães, no São Benedito; Instituto Dom e Grupo Espírita Semente, no Dom Bosco.
Fichas técnicas:
Documentários:
- “Onde o Nó Faz a Curva” | 2023 | 15’44
Direção: Julia Manaia Lardo Bioni
Roteiro: Lucas Soares e Wallace Faria Ferreira
Elenco: José Antonio Pereira, João Cassimiro Filho, Sebastiana Maria da Conceição, José Carlos Lopes da Silva, Fatima Cristina Fernando, Maria Catarina da Cruz, Darcy Manoel da Cunha, Sonia Francisquini Pereira, Maria Teresa de Jesus Moreira, Nair Belem Fideles, Jorge Paulo dos Santos, Marcus Antonio Lopes dos Santos, Edson Lopes dos Santos, Jade Dias, Maria José dos Reis.
- “Beneditas” | 2023 | 23’44
Direção: Julia Manaia Lardo Bioni
Roteiro: Lucas Soares e Wallace Faria Ferreira
Elenco: Maria José dos Santos, Angela Maria Pinto Enes, Natalia Fonte Alves, Clarisse Ribeiro Cardoso, Luciana, Silva Nogueira, Vera Lucia Aparecida Silva, Amarillis do Nascimento Oliveira, Maria Aparecida de Oliveira, Geralda Balbina Rosa, Shetara de Oliveira, Maria de Lourdes Sanches, Maria Aparecida Sancho Fernandes, Maria Aparecida Patricio Roberto
Murais:
Execução Coletivo Rumino: Wallace Faria Ferreira, Lucas Soares, Julia Manaia Lardo Bioni e Gabriela Antunes Ramos de Lemos
- Rua Silvério da Silveira n 67 - Dom Bosco;
- Rua Belo Valê n 199 - Dom Bosco;
- Rua Lambarí n 272 - São Benedito;
- Rua Araxá n 159 - São Benedito.
Livro:
Compilado de narrativas e imagens afetivas de acervo dos moradores, junto a textos autorais de Lucas Soares e dois pesquisadores convidados, Alan Willian de Jesus (São Benedito) e Gilmara Santos Mariosa (Dom Bosco).