Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 13 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Curtas-metragens, murais e livro revelam memórias ocultas nas periferias de Juiz de Fora

o projeto “Memória à Vista” tem financiamento do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)

Redação
Por Redação
Curtas-metragens, murais e livro revelam memórias ocultas nas periferias de Juiz de Fora
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Fotografias, relatos e objetos que ajudam a contar as histórias do Dom Bosco e do São Benedito, na periferia de Juiz de Fora, foram cuidadosamente recolhidos pelo Coletivo Rumino no projeto “Memória à Vista”. O resultado desse garimpo pode ser conferido no livro homônimo, em quatro murais pintados nos bairros e nos curtas-metragens: “Onde o Nó Faz a Curva” e “Beneditas”. A publicação está sendo distribuída em escolas e bibliotecas da cidade, enquanto os filmes terão sua primeira exibição pública neste sábado, 18, às 15h, no Anfiteatro João Carriço, localizado na Avenida Rio Branco 2.234, Parque Halfeld. A sessão tem entrada franca, sendo livre para todos os públicos.

De caráter multidisciplinar, o projeto “Memória à Vista” tem financiamento do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerenciado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O trabalho foi desenvolvido entre os anos de 2021 e 2022. “Entrevistamos vários moradores, perguntando como enxergavam o próprio bairro, como se lembravam dele na sua infância e questionando que lições de vida gostariam de passar adiante. Buscamos conhecer nessa individualidade a relação coletiva desses moradores”, afirma Wallace Faria Ferreira, um dos integrantes do Rumino. 

O coletivo buscou resgatar e dar visibilidade a memórias sociais importantes para a criação da identidade não só dos territórios contemplados, mas da cidade como um todo. A iniciativa também contribui para sua preservação dessas recordações.

Em comum, São Benedito e Dom Bosco têm o fato de terem sido fundados majoritariamente por pessoas negras, tendo, inclusive, abrigado quilombos. “Alegrias, suspiros de saudade, denúncias, esquecimentos e o hálito de memórias ancestrais surgem à vista, como um alerta e um desejo de que nós, eu e você, não podemos esquecer,” afirma Lucas Soares, proponente do projeto.

Após o lançamento, os documentários poderão ser acessados no YouTube em dois link: um para o Dom Bosco; e outro para São Benedito.

O livro “Memória à Vista” está disponível para consulta na Biblioteca Municipal Murilo Mendes, localizada na Avenida Getúlio Vargas 200, Centro, e em instituições presentes nos dois bairros: Escola Estadual Professor Lindolfo Gomes, Escola Estadual Professor Cândido Motta Filho e Escola Municipal Professor Irineu Guimarães, no São Benedito; Instituto Dom e Grupo Espírita Semente, no Dom Bosco.


Fichas técnicas:
 

Documentários:

- “Onde o Nó Faz a Curva” | 2023 | 15’44

Leia Também:

Direção: Julia Manaia Lardo Bioni

Roteiro: Lucas Soares e Wallace Faria Ferreira

Elenco: José Antonio Pereira, João Cassimiro Filho, Sebastiana Maria da Conceição, José Carlos Lopes da Silva, Fatima Cristina Fernando, Maria Catarina da Cruz, Darcy Manoel da Cunha, Sonia Francisquini Pereira, Maria Teresa de Jesus Moreira, Nair Belem Fideles, Jorge Paulo dos Santos, Marcus Antonio Lopes dos Santos, Edson Lopes dos Santos, Jade Dias, Maria José dos Reis.
 

- “Beneditas” | 2023 | 23’44

Direção: Julia Manaia Lardo Bioni

Roteiro: Lucas Soares e Wallace Faria Ferreira

Elenco: Maria José dos Santos, Angela Maria Pinto Enes, Natalia Fonte Alves, Clarisse Ribeiro Cardoso, Luciana, Silva Nogueira, Vera Lucia Aparecida Silva, Amarillis do Nascimento Oliveira, Maria Aparecida de Oliveira, Geralda Balbina Rosa, Shetara de Oliveira, Maria de Lourdes Sanches, Maria Aparecida Sancho Fernandes, Maria Aparecida Patricio Roberto


Murais:
 

Execução Coletivo Rumino: Wallace Faria Ferreira, Lucas Soares, Julia Manaia Lardo Bioni e Gabriela Antunes Ramos de Lemos

- Rua Silvério da Silveira n 67 - Dom Bosco;

- Rua Belo Valê n 199 - Dom Bosco;

- Rua Lambarí n 272 - São Benedito;

- Rua Araxá n 159 - São Benedito.


Livro:

Compilado de narrativas e imagens afetivas de acervo dos moradores, junto a textos autorais de Lucas Soares e dois pesquisadores convidados, Alan Willian de Jesus (São Benedito) e Gilmara Santos Mariosa (Dom Bosco).

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )