Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Brasil/Mundo

Consequências da redução atual das exportações de gasolina e diesel Russo

Competição pode reduzir para as grandes distribuidoras, já que as menores são mais dependentes do diesel russo

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Consequências da redução atual das exportações de gasolina e diesel Russo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O anúncio da Rússia de proibição temporária às exportações de gasolina e diesel para todos os países, exceto quatro ex-estados soviéticos, com efeito imediato, a fim de estabilizar o mercado interno, trouxe repercussão também no mercado brasileiro.

Isso porque, somente em agosto, o diesel russo foi responsável por mais de 70% do volume importado pelo Brasil, que importa entre 25% e 30% de sua necessidade desse combustível.

A visão de analistas de mercado é de que a notícia exigirá um monitoramento ativo por parte do mercado dos fluxos de diesel para o Brasil, o que poderia, em última análise, forçar a Petrobras (PETR4) a aumentar ainda mais os preços do diesel e/ou “Para a Petrobras, acreditamos que o anúncio poderá aumentar a probabilidade de um eventual aumento no preço do diesel. Acreditamos que uma das métricas utilizadas pela Petrobras para definir os preços locais é o preço da oferta alternativa, ou seja, importações (que também incluiriam as importações russas de diesel, comercializadas com desconto em relação aos preços da Costa do Golfo)”, reforça o Goldman Sachs.

Leia Também:

Assim, o banco vê que, com a oferta limitada desta fonte, o desconto frente à oferta alternativa de combustível aumentaria, conduzindo assim a uma maior probabilidade de um ajustamento dos preços para cima (para evitar escassez no país).

Enquanto a pressão pode aumentar para a Petrobras, analistas destacam que as distribuidoras de combustíveis maiores, listadas em Bolsa, caso de Vibra (VBBR3), Raízen (RAIZ4)e Ultrapar (UGPA3) podem ganhar com a medida. Elas operam, respectivamente, as bandeiras Petrobras, Shell e Ipiranga de postos.

Isso porque, conforme destaca a Guide Investimentos, sem a opção de comprar combustível da Rússia, as pequenas distribuidoras de combustíveis (bandeira branca) perdem a opção de comprar combustível a preços mais baixos. Essas em sua maioria não têm contratos de longo prazo com a Petrobras para compra de combustível.

Portanto, com essa notícia, a competição reduz para as grandes distribuidoras.

Na mesma linha, o Bradesco BBI avalia ver a notícia como positiva para os grandes players de distribuição de combustíveis. “Os pequenos distribuidores estão mais dependentes das importações russas e poderão sofrer, pelo menos temporariamente”, avalia.

O Goldman reforça ainda que qualquer preço mais elevado do diesel importado no futuro (mais diesel GC no mix de importação) também poderia tornar as aquisições das refinarias da Petrobras mais lucrativas, o que poderia beneficiar o rentabilidade dos grandes distribuidores de combustíveis. O banco tem preferência relativa por Vibra frente Ultrapar.

“Ainda assim, vale a pena comentar que o banimento da Rússia não tem data final estabelecida. Provavelmente o país não tem intenção de manter o banimento por muito tempo”, aponta a Guide.

 

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 

 
Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )