Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 03 de Setembro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Política

Comissão aprova porte de arma para oficiais de Justiça e agentes socioeducativos

Proposta que altera o Estatuto do Desarmamento segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça antes de ser votada em definitivo.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Comissão aprova porte de arma para oficiais de Justiça e agentes socioeducativos
Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados deu parecer favorável ao Projeto de Lei 4256/19, que regulamenta o porte de arma para oficiais de Justiça e agentes de segurança socioeducativos. A medida, relatada pelo deputado Emanuel Pinheiro Neto (PSD-MT), visa garantir a proteção desses profissionais no exercício de suas funções diárias.

De autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), a proposta altera diretamente o Estatuto do Desarmamento. O relator destacou que a isenção de taxas para a concessão do documento a essas categorias não trará impactos significativos aos cofres públicos, justificando a viabilidade financeira da matéria.

Regras para o uso de armamento

De acordo com o texto aprovado, tanto os oficiais de Justiça quanto os agentes responsáveis pela custódia, vigilância e escolta de menores infratores poderão andar armados em serviço e nos momentos de folga. O armamento utilizado poderá ser de propriedade particular ou fornecido pela própria instituição de atuação.

Publicidade

Leia Também:

No entanto, o projeto estabelece restrições importantes. Os agentes socioeducativos ficam proibidos de realizar o uso ostensivo do armamento, o que significa que o dispositivo deve permanecer obrigatoriamente oculto sob a vestimenta durante o expediente, evitando a exposição pública da arma.

Próximas etapas legislativas

A proposta agora segue para exame na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que avaliará a constitucionalidade do texto em caráter conclusivo. Para que a nova regra entre em vigor, a Câmara precisa aprovar o projeto sem realizar modificações no texto que veio do Senado.

Caso os deputados façam alterações na matéria, o projeto precisará retornar para uma nova rodada de votação dos senadores. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR