RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Colagens fotográficas revelam a alma de Ismália em nova exposição

Exposição na Casa de Alphonsus explora a obra de Alphonsus de Guimaraens por meio de colagens fotográficas.

Inae Rocha
Por Inae Rocha
/ 55 acessos
Colagens fotográficas revelam a alma de Ismália em nova exposição
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Neste sábado (21), às 10h, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, inaugura a exposição “Olhar”, da artista Letícia Pinto. A mostra, que faz parte do programa Minas Criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), é inspirada na personagem Ismália, do poema homônimo de Alphonsus de Guimaraens, um dos maiores representantes do simbolismo brasileiro. A exposição ficará aberta ao público até fevereiro de 2025.

Letícia Pinto propõe, por meio de suas colagens fotográficas, uma reflexão sobre a introspecção e a inquietação de Ismália, que aparece nas obras com os olhos fechados ou sem íris, sugerindo temas como loucura e isolamento. A artista revela que o poema “Ismália” a acompanha desde a infância e continua a instigar sua imaginação. A exposição traz uma releitura contemporânea do poema, escrito entre 1910 e 1915, e considera o impacto emocional que a personagem exerce.

As fotografias expostas remetem ao processo de criação de Alphonsus, que reescreveu e publicou diferentes versões de seus versos ao longo dos anos, culminando na obra final de 1920, na qual Ismália se tornou central.

Publicidade

Leia Também:

Sob curadoria da própria artista, Letícia Pinto explora diferentes formas de criação visual ao superpor camadas e criar texturas digitais que convidam o espectador a olhar mais profundamente para os detalhes da obra. Ela explica que seu processo de colagem é motivado por suas observações do cotidiano e seu estudo da história da arte.

“Em minhas colagens fotográficas, uso os recursos do ambiente digital para criar texturas e efeitos a partir da superposição de muitas camadas. Às vezes, sou surpreendida por derivações inusitadas”, destaca Letícia.

O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens

Fundado em 1987, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens preserva a memória do poeta ouro-pretano Alphonsus de Guimaraens (1870-1921). O museu abriga um acervo de objetos pessoais, fotografias, documentos e artigos publicados pelo escritor, proporcionando ao público uma imersão no universo de um dos maiores nomes da literatura simbolista brasileira.

Serviço

Exposição: Olhar, de Letícia Pinto
Abertura: Sábado, 21 de setembro, às 10h
Local: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens (Rua Direita, 35, Centro – Mariana)
Período de visitação: Até fevereiro de 2025
Instagram: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens
Contato: [email protected]

Comentários:
Inae Rocha

Publicado por:

Inae Rocha

Estudante de Jornalismo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) 6º Período

Saiba Mais
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )