Neste sábado (21), às 10h, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, inaugura a exposição “Olhar”, da artista Letícia Pinto. A mostra, que faz parte do programa Minas Criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), é inspirada na personagem Ismália, do poema homônimo de Alphonsus de Guimaraens, um dos maiores representantes do simbolismo brasileiro. A exposição ficará aberta ao público até fevereiro de 2025.
Letícia Pinto propõe, por meio de suas colagens fotográficas, uma reflexão sobre a introspecção e a inquietação de Ismália, que aparece nas obras com os olhos fechados ou sem íris, sugerindo temas como loucura e isolamento. A artista revela que o poema “Ismália” a acompanha desde a infância e continua a instigar sua imaginação. A exposição traz uma releitura contemporânea do poema, escrito entre 1910 e 1915, e considera o impacto emocional que a personagem exerce.
As fotografias expostas remetem ao processo de criação de Alphonsus, que reescreveu e publicou diferentes versões de seus versos ao longo dos anos, culminando na obra final de 1920, na qual Ismália se tornou central.
Sob curadoria da própria artista, Letícia Pinto explora diferentes formas de criação visual ao superpor camadas e criar texturas digitais que convidam o espectador a olhar mais profundamente para os detalhes da obra. Ela explica que seu processo de colagem é motivado por suas observações do cotidiano e seu estudo da história da arte.
“Em minhas colagens fotográficas, uso os recursos do ambiente digital para criar texturas e efeitos a partir da superposição de muitas camadas. Às vezes, sou surpreendida por derivações inusitadas”, destaca Letícia.
O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens
Fundado em 1987, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens preserva a memória do poeta ouro-pretano Alphonsus de Guimaraens (1870-1921). O museu abriga um acervo de objetos pessoais, fotografias, documentos e artigos publicados pelo escritor, proporcionando ao público uma imersão no universo de um dos maiores nomes da literatura simbolista brasileira.
Serviço
Exposição: Olhar, de Letícia Pinto
Abertura: Sábado, 21 de setembro, às 10h
Local: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens (Rua Direita, 35, Centro – Mariana)
Período de visitação: Até fevereiro de 2025
Instagram: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens
Contato: [email protected]
Comentários: