A vereadora Cida Oliveira (PT) apresentou à Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) uma proposta para a criação do Dia de Combate à Aporofobia. Esse termo se refere ao repúdio, aversão, desprezo e hostilidade direcionados a pessoas em situação de pobreza ou miséria. O Projeto de Lei nº 102/2025 propõe que, durante a primeira semana de outubro, sejam realizadas ações educativas em escolas, espaços artísticos, culturais e de direitos humanos no município.
Na justificativa da proposta, a vereadora destaca que “uma das maneiras de promover a exclusão social é por meio da arquitetura hostil, que é um exemplo de aporofobia. Cada vez mais comum nas cidades, essa arquitetura é utilizada para afastar pessoas em situação de vulnerabilidade, como moradores de rua, jovens e idosos, de espaços públicos e livres.” Ela acrescenta que as cidades são estruturadas com uma perspectiva que exclui a pobreza e a miséria.
O projeto agora será analisado pelas Comissões Permanentes da Casa. Para mais detalhes, acesse o Projeto de Lei nº 102/2025.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.