A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) anunciou melhorias nos serviços de saúde oferecidos pela Casa de Saúde Padre Damião (CSPD) em Ubá, na Zona da Mata. Através de um contrato de gestão com uma entidade qualificada ou que tenha intenção de se qualificar como Organização Social (OS), a unidade terá mais autonomia para contratar serviços, adquirir equipamentos e insumos, além de agilizar processos administrativos e recompor seu quadro de funcionários.
Essa parceria permitirá que a CSPD amplie a assistência médica para os usuários da região, atendendo às demandas existentes e oferecendo um atendimento de maior qualidade. A presidente da Fhemig, Renata Dias, ressalta que isso trará um ganho inestimável para a população local.
Dentre as melhorias previstas estão a habilitação da CSPD como Hospital de Cuidados Prolongados, a ampliação do atendimento do Centro de Tratamento de Lesões para o público externo, a implantação de uma equipe multiprofissional de Terapia Nutricional e de residência multiprofissional, além do aperfeiçoamento da infraestrutura e dos processos de qualidade, buscando a obtenção da Acreditação ONA 2. Com maior autonomia de gestão e otimização dos recursos, também será possível realizar mais investimentos na assistência.
Atualmente, a Casa de Saúde Padre Damião oferece serviços de média complexidade hospitalar, incluindo internações em leitos de Cuidados Prolongados. Além disso, conta com um ambulatório para consultas e procedimentos, atendendo tanto pacientes egressos do hospital quanto pessoas com hanseníase. A unidade também possui um Centro de Tratamento de Lesões e um Centro de Reabilitação.
As entidades interessadas em celebrar o contrato de gestão devem enviar suas propostas até o dia 16/8/2023, através do Sistema Eletrônico de Informações. As diretrizes para a seleção podem ser encontradas no link mencionado no texto.
Vale destacar que o contrato de gestão permite que a organização qualificada como OS tenha responsabilidade direta pela administração da unidade, enquanto o patrimônio e o serviço de saúde continuam sendo públicos e 100% SUS. Não haverá perda de direitos para os usuários, e a Fhemig continuará elaborando e conduzindo as diretrizes da política pública de saúde, além de fiscalizar o contrato de gestão e monitorar os resultados.
A Casa de Saúde Padre Damião foi inaugurada em 1945 e, desde 1977, faz parte da Rede Fhemig. Além de oferecer cuidados para pessoas com hanseníase, a unidade é referência regional para 22 municípios, destacando-se pelo trabalho de fisioterapia, reabilitação e assistência geriátrica. Recentemente, também começou a oferecer diagnóstico e tratamento de Leishmaniose Tegumentar (LT) por meio de seu serviço de diagnóstico laboratorial.
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw