Na tarde desta terça-feira(19) carroceiros se reuniram em Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena contra o projeto de Lei n° 142/2017 originado pela Lei n° 98/2020 e que proíbe a utilização de carroças na cidade. Os manifestantes alegram que a nova determinação tiraria o emprego de mais de 10 mil pessoas.
Os trabalhadores fizeram uma carta aberta contestando a decisão, já que não houve participação popular na criação da lei. A Associação dos Carroceiros e Carroceiras Unidos de Belo Horizonte e Região Metropolitana também questiona e afirma que esse modo de vida não pode ser criminalizado.
Os manifestantes chegaram ao local as 9h horas da manhã e as 17h 17 a via já estava liberada.
O projeto de lei foi apresentado em 2017 pelo vereador Osvaldo Lopes (PSD), agora deputado estadual. Caso a Lei seja a aprovada dará inicio no município o projeto "Carreto do Bem", substituindo os veículos de tração animal pelos motorizados.
A Câmara Municipal de Belo Horizonte afirma que o projeto já foi discutido e aguarda a sanção ou o veto do prefeito Alexandre Kalil (PSD).