O Carro-Biblioteca está de volta e mais moderno do que nunca. Nesta terça-feira (28), o governador Romeu Zema, junto com estudantes e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, inaugurou o novo veículo na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. O serviço, que faz parte do programa Minas Literária, do Governo de Minas, agora conta com um ônibus equipado, prometendo ampliar ainda mais a democratização do acesso à leitura no estado.
O governador Zema celebrou a retomada do serviço, destacando que o Carro-Biblioteca não se limitará a Belo Horizonte, mas se estenderá a outros municípios da Região Metropolitana. "Esse é um projeto importantíssimo. O carro-biblioteca vai atender diversos bairros de Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana, levando cultura e informação para milhares de crianças, jovens e adultos", ressaltou Zema, enfatizando a importância dos espaços que promovem a leitura.
A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, a Secretaria de Estado de Educação e a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual (Sabe), com patrocínio da Cemig e da Gerdau, incluiu a compra e adaptação do veículo. Substituindo um antigo caminhão, o ônibus agora está equipado com itens como computador, tenda, puffs, frigobar, TV e telão para projeções. O projeto, chamado "Carro-Biblioteca: Conhecimento, Informação e Cultura", foi viabilizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e de emenda parlamentar.
Além de Belo Horizonte, o Carro-Biblioteca já tem sua circulação programada em outros três municípios a partir do dia 30: Sabará, Nova Lima e Vespasiano. Com capacidade para aproximadamente quatro mil títulos, o veículo foi projetado para garantir o acesso inclusivo, contando com rampa para deficientes físicos.
Para solicitar o empréstimo de livros, os interessados só precisarão fazer um cadastro gratuito, apresentando carteira de identidade ou certidão de nascimento, além de comprovante de residência atualizado. Menores de 16 anos podem se cadastrar acompanhados do responsável ou com sua autorização por escrito, feita em formulário específico.
Os leitores terão a possibilidade de retirar até quatro livros de uma vez, mantendo-os por 14 dias até a próxima visita do Carro-Biblioteca. O empréstimo pode ser renovado uma única vez, por igual período, pessoalmente ou através do site da Biblioteca Pública Estadual. Com essa iniciativa, o governo estadual busca levar a magia da leitura a diversas comunidades, fortalecendo o acesso à cultura em Minas Gerais.
Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.
Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.