Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Cultura e Entretenimento

“Caminhando pela História” exibe curta-metragem de João Carriço no dia do Cinema Nacional

Exibição gratuita homenageia o pioneiro do cinema mineiro e celebra a história de Juiz de Fora

Júlia Paes
Por Júlia Paes
/ 144 acessos
“Caminhando pela História” exibe curta-metragem de João Carriço no dia do Cinema Nacional
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Para comemorar o Dia do Cinema Nacional, Juiz de Fora promoverá a exibição de um curta-metragem composto por trechos da produção do cineasta João Gonçalves Carriço, um dos pioneiros do cinema em Minas Gerais. Este cinejornal, que é uma versão do jornal exibido antes das sessões principais de cinema, será apresentado no Cine-Theatro Central na quarta-feira, 19, às 15h.

Ingressos e Projeto

Estão disponíveis 20 ingressos gratuitos, que podem ser retirados na plataforma Sympla. Esta exibição faz parte do projeto “Caminhando pela História”, coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), através do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (Dmpac).

Sobre João Carriço

João Carriço foi um artista multifacetado, atuando como pintor, cenógrafo, cartazista, fotógrafo, cineasta, exibidor e produtor cinematográfico. Ele foi proprietário do Cine-Theatro Popular e da Carriço Film, registrando o cotidiano de Juiz de Fora por mais de duas décadas (1933-1956). Conhecido como “o amigo do povo”, Carriço oferecia entradas gratuitas ou a preços reduzidos para suas sessões de cinema.

Leia Também:

A produção cinematográfica de Carriço abrange temas políticos, práticas esportivas e festas religiosas, militares e populares, como o carnaval. Seus filmes destacavam a diversidade social, com as camadas mais marginalizadas da sociedade ganhando visibilidade ao lado de outras classes sociais. Sua vasta produção é significativa, representando uma figura importante no cinema de Minas Gerais e do Brasil, por sua contribuição à descentralização da produção cinematográfica, que tradicionalmente se concentrava no eixo Rio-São Paulo.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Júlia Paes

Publicado por:

Júlia Paes

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )