Para comemorar o Dia do Cinema Nacional, Juiz de Fora promoverá a exibição de um curta-metragem composto por trechos da produção do cineasta João Gonçalves Carriço, um dos pioneiros do cinema em Minas Gerais. Este cinejornal, que é uma versão do jornal exibido antes das sessões principais de cinema, será apresentado no Cine-Theatro Central na quarta-feira, 19, às 15h.
Ingressos e Projeto
Estão disponíveis 20 ingressos gratuitos, que podem ser retirados na plataforma Sympla. Esta exibição faz parte do projeto “Caminhando pela História”, coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), através do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (Dmpac).
Sobre João Carriço
João Carriço foi um artista multifacetado, atuando como pintor, cenógrafo, cartazista, fotógrafo, cineasta, exibidor e produtor cinematográfico. Ele foi proprietário do Cine-Theatro Popular e da Carriço Film, registrando o cotidiano de Juiz de Fora por mais de duas décadas (1933-1956). Conhecido como “o amigo do povo”, Carriço oferecia entradas gratuitas ou a preços reduzidos para suas sessões de cinema.
A produção cinematográfica de Carriço abrange temas políticos, práticas esportivas e festas religiosas, militares e populares, como o carnaval. Seus filmes destacavam a diversidade social, com as camadas mais marginalizadas da sociedade ganhando visibilidade ao lado de outras classes sociais. Sua vasta produção é significativa, representando uma figura importante no cinema de Minas Gerais e do Brasil, por sua contribuição à descentralização da produção cinematográfica, que tradicionalmente se concentrava no eixo Rio-São Paulo.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.