A 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, sediada em Juiz de Fora, realizará no próximo 1º de agosto a cerimônia de brevetação de mais de 500 novos Combatentes de Montanha, formados durante o Estágio Básico do Combatente de Montanha (EBCM). A edição deste ano será marcada pela participação das primeiras soldados do Exército Brasileiro a concluírem o treinamento, após o ingresso feminino no Serviço Militar Inicial.
A solenidade acontece às 11h, no 10º Batalhão de Infantaria de Montanha, no bairro Fábrica, e contará com a presença de familiares dos militares e autoridades.
Primeiras mulheres participam do estágio
O treinamento teve início em 21 de junho e reúne soldados de organizações militares de Juiz de Fora e Santos Dumont.
Entre os participantes estão oito soldados mulheres, que se voluntariaram para realizar o estágio. Elas integram o primeiro grupo feminino incorporado ao Exército Brasileiro por meio do Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF) e a concluir a formação de Combatente de Montanha.
A atividade é conduzida pelo 10º Batalhão de Infantaria de Montanha, responsável pela preparação técnica e operacional dos militares.
Juiz de Fora é referência nacional na formação
A Brigada de Infantaria de Montanha destaca que é a única Brigada de Montanha do Exército Brasileiro e também a única responsável pela formação de Combatentes de Montanha no país.
Os militares passam por treinamentos específicos voltados para operações em terrenos montanhosos, considerados de alta exigência física e técnica.
Serviço Militar Inicial Feminino
Criado para ampliar a participação feminina nas Forças Armadas, o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF) permitiu, pela primeira vez, o ingresso voluntário de mulheres como soldados recrutas.
Em 2026, 1.010 mulheres foram incorporadas ao Exército em 14 cidades brasileiras, incluindo Juiz de Fora. Na cidade, 37 soldados passaram a integrar as fileiras da instituição.
Após o período de formação básica, elas passaram a atuar no Colégio Militar de Juiz de Fora e no Hospital Geral de Juiz de Fora.
Segundo o Exército Brasileiro, a meta institucional é que o efetivo feminino represente 20% do contingente de soldados até 2035.
Cerimônia será aberta à cobertura da imprensa
A formatura de brevetação será realizada no sábado, 1º de agosto, às 11h, no 10º Batalhão de Infantaria de Montanha, localizado na Rua General Gomes Carneiro, s/nº, bairro Fábrica, em Juiz de Fora.
A Brigada informou que profissionais de imprensa interessados em cobrir a cerimônia devem realizar credenciamento junto à Seção de Comunicação Social. Também é possível solicitar entrevistas com o comandante da unidade, com as soldados participantes e acesso a fotos e vídeos oficiais do evento.
Gostou desta matéria? Não perca as próximas atualizações da RCWTV!
Explore mais notícias exclusivas e análises profundas em nosso portal oficial e entre no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações diretamente no seu celular.
Siga a RCWTV no Instagram e Facebook para receber as notícias em primeira mão e participar da nossa comunidade!
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se