A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) anunciou um aumento no valor de suas bolsas de formação. O reajuste, oficializado em 24 de maio de 2024, garante uma alta de 10% nas bolsas para iniciação científica júnior (alunos do Ensino Fundamental e Médio), iniciação científica (alunos de Graduação), mestrado e doutorado. Já para as bolsas de pós-doutorado, o aumento é ainda maior, chegando a 90%.
Após essa medida, as bolsas de formação da Fapemig agora superam os valores oferecidos pelas agências nacionais de fomento. Este é o terceiro reajuste anunciado em quatro anos, já que o último aconteceu em fevereiro do ano passado. No total, a iniciativa beneficiará mais de 6,5 mil bolsistas das modalidades de formação da Fapemig.
Especificamente para as bolsas de pós-doutorado, o reajuste é significativo, aumentando de R$ 5.200 para R$ 9.047,50. Segundo o presidente da Fapemig, Carlos Arruda, o objetivo é não apenas reter, mas também atrair mão de obra qualificada para promover a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico nos centros de pesquisa e empresas de Minas Gerais.