Nesta quinta-feira (25), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) anunciou a retomada do financiamento para micro e pequenas empresas do setor de turismo do estado. A iniciativa, realizada por meio de uma linha de crédito exclusiva, busca impulsionar os negócios nesta importante área da economia mineira.
O Fungetur, nome da linha de crédito, oferece taxas reduzidas de 0,41% ao mês + INPC, com um prazo de pagamento de 48 meses. Destinado a bares, restaurantes, pousadas e outros empreendimentos ligados ao turismo, o financiamento busca fornecer suporte financeiro para impulsionar o setor.
O presidente em exercício do BDMG, Antônio Claret Júnior, destacou a importância das micro e pequenas empresas para a economia do país.
“As micro e pequenas empresas são os principais geradores de emprego do país e movimentam a cadeia de comércio e serviços. Esse recurso, nessas condições únicas, vai contribuir para que as empresas tenham total condição de manter o Estado no topo do turismo nacional”, afirma.
As empresas interessadas em acessar o financiamento devem estar cadastradas no Cadastro de Prestadores de Serviços do Turismo (Cadastur). O processo de contratação é totalmente digital e a análise é realizada em até uma hora.
André Simões Barbosa, proprietário da Hamburgueria Pão de Queijo Gourmet em Ouro Preto, é um dos empreendedores que se beneficiaram do financiamento do BDMG. Ele enfatizou que o crédito impulsionou seu negócio, “quando vi as taxas muito menores do que as do mercado e do que o meu capital rendia, vislumbrei a oportunidade de impulsionar a hamburgueria. A forma de aquisição foi rápida e fácil”.
Além disso, o BDMG contribui para o fortalecimento do turismo em todo o estado, em sintonia com as políticas públicas do Governo de Minas Gerais. De acordo com dados do IBGE, Minas Gerais lidera o crescimento das atividades turísticas no Brasil, com um aumento de 12,9% nos últimos 12 meses.
O crédito do BDMG também contribui para a geração de empregos, especialmente no interior do estado, onde novas rotas turísticas estão sendo desenvolvidas. Em 2023, o turismo movimentou cerca de R$ 34 bilhões em Minas Gerais, com 31 milhões de turistas visitando o estado.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.
Comentários: