Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 02 de Marco de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

BDMG abre inscrições para treinamento gratuito para municípios sobre projetos sustentáveis

Iniciativa conjunta com a Agência Francesa de Desenvolvimento visa apoiar prefeituras em projetos de saneamento, resíduos sólidos e eficiência energética

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
BDMG abre inscrições para treinamento gratuito para municípios sobre projetos sustentáveis
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Gestores públicos municipais interessados em realizar projetos relacionados à sustentabilidade, como eficiência energética, saneamento e tratamento de resíduos sólidos urbanos, poderão participar, de forma gratuita, de treinamentos que vão esclarecer dúvidas e orientar sobre a elaboração de projetos sustentáveis.

O Programa de Mobilização dos Municípios para a Sustentabilidade é uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e tem por objetivo sensibilizar lideranças municipais de todas as regiões do estado quanto à importância da elaboração e implantação de projetos sustentáveis nas cidades. 

As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser feitas até 27/10.. O primeiro treinamento será realizado em 31/10 e os outros dois módulos em 7 e 21/11, das 9h às 12h, sendo cada dia destinado a um dos temas prioritários e com duração de três horas.

Para o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, é preciso apoiar os municípios mineiros para que eles invistam em projetos sustentáveis. “Cerca de 40% do desembolso total realizado pelo banco estão alinhados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Queremos ser parceiros dos municípios mineiros e, ao ofertarmos linhas de financiamento com recursos acessíveis para que possam tratar dos resíduos sólidos, fazer projetos de saneamento básico e até mesmo implantar medidas inteligentes quanto ao consumo de energia, permitimos que ideias se transformem em resultados efetivos”, afirma.

Temáticas

A capacitação com foco em saneamento e esgoto ocorrerá em 31/10. Será tratada a importância do tratamento para a questão ambiental e social, assim como o marco legal do saneamento básico, normas e metas de universalização de água e esgoto em Minas Gerais, perfil regional, planos municipais, entre outros aspectos.

Já em 7/11, o seminário abordará os resíduos sólidos urbanos sob o ponto de vista das metas de universalização, doenças relacionadas, impactos nos recursos hídricos, reciclagem e tratamento de resíduos, consórcios municipais, entre outros. Os dois treinamentos serão conduzidos pelo doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e atual chefe de destinação final de resíduos da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte, Pedro Heller.

Por fim, em 21/11, o foco será a eficiência energética. Estão previstas orientações sobre a Gestão Energética Municipal (GEM), a redução do consumo de eletricidade em prédios públicos municipais, como melhorias em iluminação, ar-condicionado, máquinas e equipamentos elétricos; redução do consumo de eletricidade na rede pública de iluminação urbana com o uso de lâmpadas LED de baixo consumo.

O doutor em engenharia elétrica com 25 anos de experiência no setor energético, Roberto Velásquez, e José Zloccowick, que possui mais de 15 anos de experiência em consultoria e gerenciamento de projetos na área de energia e mudanças climáticas, serão responsáveis por essa capacitação.

A organização do treinamento e assistência técnica estão sendo conduzidas pela GFA Consulting Group, empresa europeia com sede na Alemanha, e a WayCarbon, maior consultoria estratégica na América Latina com foco em sustentabilidade e mudança do clima.

Ampliação da oferta

O BDMG vem ampliando ano a ano financiamentos a iniciativas sustentáveis nos municípios. Desde 2019, são mais de R$ 160 milhões para saneamento básico, resíduos sólidos e eficiência energética/energia renovável.

De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, R$ 61,3 milhões foram desembolsados pelo Banco para esses projetos, valor que é quase três vezes maior do que no mesmo período do ano passado.

Histórico da parceria

A parceria do BDMG e a Agência Francesa de Desenvolvimento foi iniciada há mais de uma década, quando a instituição mineira buscou diversificar suas fontes de captação de recursos para alavancar o desenvolvimento sustentável.

Com relações mais próximas entre França e Brasil em 2012, a AFD acelerou programas de investimento no país e o BDMG negociou seu primeiro contrato, com a instituição.

Mais recentemente, em 2020, em função da pandemia de covid-19, foi assinada nova parceria no valor de 70 milhões de euros para financiamento da retomada sustentável, por meio da promoção de investimentos vinculados ao alcance dos ODS, com impacto socioambiental.

Com o recurso já foram financiados cerca de 60 projetos de municípios mineiros ligadas aos ODS, além de mais de  1,7 mil micro e pequenas empresas do estado, com destaque para as linhas exclusivas para empresas lideradas por mulheres.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Publicidade

Leia Também:

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 

 

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )