Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 20 de Agosto 2026
Giro de Notícias

Bancários param nesta quinta-feira em Juiz de Fora por reajuste e empregos

Paralisação integra campanha nacional da categoria e ocorre após oito rodadas de negociação sem proposta dos bancos, segundo sindicato

Henrique Salvato
Por Henrique Salvato
Bancários param nesta quinta-feira em Juiz de Fora por reajuste e empregos
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os bancários de Juiz de Fora realizam nesta quinta-feira (20) uma paralisação que integra a mobilização nacional da Campanha dos Bancários 2026. O movimento é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Juiz de Fora, Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf-JF), que também prevê um ato em frente à agência Manchester, na Avenida Rio Branco.

Segundo o sindicato, a mobilização busca pressionar as instituições financeiras durante as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Entre as principais reivindicações estão ganho real nos salários, preservação de empregos e direitos e melhoria das condições de trabalho.

Bancos ainda não apresentaram proposta

De acordo com a presidenta do Sintraf-JF, Taiomara Neto de Paula, trabalhadores e representantes das instituições financeiras já participaram de oito rodadas de negociação.

Publicidade

Leia Também:

Segundo ela, o Comando Nacional dos Bancários apresentou as reivindicações e dados da categoria, mas os bancos ainda não teriam apresentado uma proposta.

A próxima rodada está prevista para terça-feira (25). Até lá, a orientação do movimento sindical é concentrar a mobilização na paralisação desta quinta-feira.

As reivindicações também incluem pautas específicas. Na Caixa Econômica Federal, o sindicato cobra melhorias no Saúde Caixa. No Banco do Brasil, estão entre as demandas questões relacionadas à reestruturação da instituição, condições de trabalho, valorização das carreiras e avanços econômicos.

Juiz de Fora perdeu 31 agências desde 2017

Outro ponto central da mobilização é a redução da rede física de atendimento bancário. Levantamento realizado pelo Sintraf-JF aponta que 31 agências foram fechadas em Juiz de Fora desde 2017, o equivalente a 47% das unidades consideradas no comparativo feito pela entidade.

Santander e Bradesco lideram o número de fechamentos, com oito unidades cada. O Itaú aparece na sequência, com sete agências encerradas. Também foram registradas três baixas no Banco do Brasil, duas no Mercantil e uma unidade em cada na Caixa Econômica Federal, BV e Banco Pan.

Em municípios da Zona da Mata, o sindicato contabiliza outros 11 fechamentos em Bicas, Rio Pomba, Mar de Espanha, Mercês, São João Nepomuceno, Rio Novo, Tabuleiro e Matias Barbosa. Segundo o levantamento, o número representa metade das unidades consideradas nessas cidades.

Sindicato aponta impacto sobre clientes e trabalhadores

Para o Sintraf-JF, a redução das agências afeta principalmente clientes que dependem do atendimento bancário presencial. O sindicato afirma que moradores de alguns municípios passaram a precisar viajar para outras cidades para resolver determinadas demandas.

A entidade aponta impactos especialmente entre aposentados e pessoas que enfrentam dificuldades para utilizar serviços digitais ou não possuem acesso à internet.

A redução da estrutura física também é apontada pelo sindicato como fator de pressão sobre os trabalhadores que permanecem nas agências. Entre os problemas citados estão sobrecarga de trabalho, insegurança em relação ao emprego e adoecimento relacionado às condições de trabalho.

Segundo Taiomara, a expansão dos canais digitais vem acompanhada da redução das equipes presenciais, aumentando a pressão sobre os funcionários.

A presidenta do sindicato também afirma que a categoria enfrenta problemas relacionados a práticas de assédio moral e afastamentos por doenças relacionadas ao trabalho.

A paralisação desta quinta-feira ocorre enquanto as negociações permanecem em andamento. A expectativa do movimento sindical é pressionar as instituições financeiras por avanços antes da próxima rodada, marcada para o dia 25.

Gostou desta matéria? Não perca as próximas atualizações da RCWTV!
Explore mais notícias exclusivas e análises profundas em nosso portal oficial e entre no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações diretamente no seu celular.
Siga a RCWTV no Instagram e Facebook para receber as notícias em primeira mão e participar da nossa comunidade!

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

 

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Henrique Salvato

Publicado por:

Henrique Salvato

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web, com foco na produção de conteúdo acessível, imparcial e de interesse público. Atua com responsabilidade e linguagem clara, aproximando a informação do leitor

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR