Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 14 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Economia

Agronegócio mineiro responde por 22% do PIB do Estado e soma 1.200 novas vagas com carteira em 2023

Setor Impulsiona Economia de Minas Gerais com Geração de Empregos e Liderança na Produção Agropecuária

Marcus Macedo
Por Marcus Macedo
/ 81 acessos
Agronegócio mineiro responde por 22% do PIB do Estado e soma 1.200 novas vagas com carteira em 2023
Seapa / Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O agronegócio em Minas Gerais se destacou como um dos principais motores da economia do estado em 2022, contribuindo com 22% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, o que equivale a R$ 205 bilhões. A vitalidade do setor também se refletiu na criação de 1.200 novos empregos no campo, graças ao excelente desempenho das lavouras. Esta conquista é celebrada no Dia do Agronegócio, em 25 de fevereiro.

Thales Fernandes, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atribui o sucesso do setor à diversificação climática e de solo do estado, à adoção de novas tecnologias pelos produtores e à implementação de políticas públicas eficazes pelo Governo de Minas. Iniciativas como o Certifica Minas, o Programa de Melhoramento da Genética Bovina, e a promoção dos produtos mineiros em novos mercados, são apenas algumas das estratégias que impulsionaram o crescimento.

Minas Gerais se consolida como o maior produtor mundial de café arábica, esperando produzir 27,2 milhões de sacas em 2024. Além disso, o estado é o maior produtor de leite do Brasil, com uma produção anual de 9,4 bilhões de litros, representando 27% do total nacional. Minas também lidera na produção de batata-inglesa, alho, ervilha, e na criação de equinos, figurando ainda entre os principais produtores de uma vasta gama de produtos agrícolas e pecuários.

Leia Também:

No cenário das exportações, o agronegócio mineiro só fica atrás do setor minerário, tendo atingido um recorde em 2023 com o embarque de 15,6 milhões de toneladas de produtos, um aumento de 13,3% em relação a 2022. Os produtos agropecuários mineiros alcançaram US$ 14,3 bilhões em valor, representando 36% do total das exportações do estado, com o café liderando as vendas para 175 países.

Além das commodities, a produção mineira é reconhecida por sua diversidade e qualidade, com cafés especiais, vinhos, azeites e queijos artesanais ganhando prêmios internacionais. Esse reconhecimento reflete o esforço conjunto do governo e dos produtores rurais em diversificar e valorizar o agronegócio mineiro, abrindo novos mercados com produtos de alta qualidade e valor agregado.

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Comentários:
Marcus Macedo

Publicado por:

Marcus Macedo

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )