Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 06 de Julho 2026
Carregando jogos...
Brasil/Mundo

Aerolíneas Argentinas identifica impacto de drone em avião no Galeão

A RIOgaleão confirmou que a companhia aérea argentina encontrou um fragmento de drone na aeronave após o pouso no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Aerolíneas Argentinas identifica impacto de drone em avião no Galeão
© Rovena Rosa/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A companhia aérea Aerolíneas Argentinas confirmou que um de seus aviões, o voo AR-1268 (Buenos Aires-Rio de Janeiro), sofreu danos na região do motor devido ao impacto de um drone. O incidente foi detectado após o pouso da aeronave no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro.

A equipe de manutenção da própria companhia argentina foi responsável por identificar os danos durante a inspeção pós-voo, logo após a aterrissagem no terminal carioca.

Embora o registro da ocorrência date de 1º de junho, a informação só veio a público neste fim de semana. A RIOgaleão, concessionária responsável pela operação do aeroporto, confirmou que a Aerolíneas Argentinas localizou “um fragmento compatível com peça de drone na aeronave”.

Publicidade

Leia Também:

Contudo, o momento exato do impacto permanece desconhecido. A concessionária do Galeão ressaltou que, na data do incidente, não havia qualquer operação de drones autorizada nas proximidades do aeroporto.

A investigação do Cenipa

O ocorrido foi prontamente reportado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB).

O Cenipa destacou que, apesar do dano, não houve qualquer intercorrência durante o procedimento de pouso, nem foram registrados prejuízos a terceiros.

Após a coleta e a análise técnica dos dados relevantes, o Cenipa classificou o evento como um “incidente aeronáutico”.

“A ocorrência não foi objeto de investigação e, portanto, não haverá emissão de relatório final”, esclareceu o Cenipa, indicando que o caso não demandará um aprofundamento investigativo.

É importante lembrar que, no Brasil, a operação de drones exige autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para garantir a segurança do espaço aéreo.

FONTE/CRÉDITOS: Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR