Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 17 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Ação integrada de assistência social e saúde oferece atendimentos na região central

O intuito da ação socioeducativa foi compreender a atender as necessidades de pessoas em condição de rua

Lara Cerqueira
Por Lara Cerqueira
/ 118 acessos
Ação integrada de assistência social e saúde oferece atendimentos na região central
Imprensa PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na quarta-feira, 22/11, a Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), uniu esforços aos serviços de saúde, como o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e Caps III Casa Viva, realizando uma ação socioeducativa na Praça dos Três Poderes, área central. O objetivo foi estabelecer contato direto, escutar de forma aprofundada e criar laços com pessoas em situação de risco pessoal e social nas ruas, atendendo às diferentes necessidades desse público, que enfrenta condições de rua.

Aproximadamente 28 indivíduos foram atendidos, focando-se na conscientização para adesão aos serviços oferecidos pela assistência social, como auxílio na obtenção de documentos, inclusão no Cadastro Único para benefícios do Governo Federal e auxílios eventuais da cidade, como ajuda para moradia. Foram feitos convites para acolhimento institucional nas Casas de Passagem, acesso a serviços de alimentação, higiene pessoal e atendimentos técnicos para superar a situação de rua. A equipe de saúde identificou casos que demandam acompanhamento em saúde mental e dependência química, oferecendo orientações e encaminhamentos para unidades especializadas.

Lidiane Moura, assistente social e supervisora dos serviços para pessoas em situação de rua da SAS, enfatizou a importância das ações interdisciplinares para um atendimento abrangente. "Essa abordagem nos permite orientar sobre autonomia, autocuidado, valorização da vida e criação de um projeto para sair das ruas, garantindo direitos", explicou.

Leia Também:

Para Talita Umbelino, enfermeira do CAPS AD, a ação é vital para identificar usuários e suas demandas. O psicólogo do CAPS III, Leonardo Carneiro, destacou a busca ativa como fundamental para mostrar que os serviços estão disponíveis para acolhimento e cuidado.

O Serviço Especializado em Abordagem Social identifica famílias e indivíduos em situação de risco, promovendo aproximação, escuta qualificada e construção de confiança. A equipe encaminha para Casas de Passagem e para o Centro POP, que oferece atividades durante o dia para convívio social, alimentação e atendimentos técnicos visando a superação da condição de rua. O serviço funciona todos os dias, das 7h às 00h, e pode ser acionado pelos telefones 3690-7770 ou 99807-0719.

 

Endereços e contatos dos serviços de saúde:

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III) Endereço: R. Gilberto de Alencar, 26 - Centro, Juiz de Fora - MG, 36015-390 Horário de funcionamento: Aberto 24 horas Telefone: (32) 3690-8549

CAPS III Casa Viva Endereço: R. Antônio José Martins, 100 - Morro da Glória, Juiz de Fora - MG, 36036-050 Horário de funcionamento: Aberto 24 horas Telefone: (32) 3690-7616

-

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

Comentários:
Lara Cerqueira

Publicado por:

Lara Cerqueira

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )