Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 24 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Cultura e Entretenimento

"A vida não lhe deve NADA" é o artigo da semana de Mônica Reis

Reflexões sobre superação, autorresponsabilidade e autocuidado para encontrar o potencial e seguir em frente

Patrick Coelho
Por Patrick Coelho
/ 116 acessos
Imagem de kjpargeter no Freepik
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A vida não lhe deve NADA

 

Olhe em volta. Mas olhe com atenção e não se apresse. Observe as pessoas vivendo suas vidas. Algumas pessoas seguem depois de viverem situações absurdas de injustiça, violência, perdas... Outras seguem sem nunca terem experimentado uma doença grave ou um luto. Mas todos, ou pelo menos a grande maioria, aparentemente estão fazendo o melhor que podem nas condições materiais e emocionais que têm.

Leia Também:


Não há como negar o inegável. A vida que você teve, a família que você nasceu e cresceu, a maneira como você foi criado influenciou bastante na pessoa que você se tornou. Mas compreender isso é diferente de se resignar a essa realidade. Compreender isso é diferente de se vitimizar, passar a acreditar que a vida foi injusta só com você. Também não tem a ver com negar ou invalidar os seus sentimentos.


Compreender isso pode ser o primeiro passo para você aprender mais sobre você mesmo e seguir em frente se melhorando, extraindo da sua história e de tudo o que fizeram com você algo que faça a sua vida valer a pena. Provavelmente, você tem talentos escondidos que talvez não tenham sido explorados ainda. Seja como for, o que você precisa fazer para viver o seu máximo potencial só você pode fazer. Essa é a parte que lhe cabe.


Entender tudo isso e aprender a usar “apesar de” pode te ajudar a seguir em frente e não se vitimizar. Afinal, “apesar de” tudo o que você viveu até agora você está aqui e o seu coração ainda está batendo. Apesar da dor, apesar da traição, apesar do luto, apesar das perdas... Isso que te aconteceu por pior que possa parecer, pode até ter machucado, mas você sobreviveu e pode seguir adiante. Não se deixe rotular pela sua dor. Você não é a sua dor.


Se tem algo que todo ser humano passa é o sofrimento. Isso não significa que a vida é feita de dor. Não. Mas vivemos momentos em que é impossível não passar por desafios e por dores. Todo mundo sofre ou já sofreu em algum momento. Entender que você é responsável pela sua vida e pela sua felicidade muda tudo. É nessa hora que faz todo sentido aceitar que a vida não lhe deve nada. O remédio para as suas feridas não vai aparecer como mágica. É preciso se movimentar na direção dele.


E finalmente, ofereça a você o cuidado e amor que você acredita que merece das outras pessoas. Não é errado esperar ser cuidado e amado nos relacionamentos. Mas você vai receber tudo isso com mais facilidade se ao invés de criar expectativa quanto aos outros, começar a fazer por você. Não adianta esperar tanto amor, cuidado e atenção de outras pessoas se você é incapaz de oferecer a você todo esse amor. Começa em você.

 

Autora


Mônica Reis é esposa e mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis

 

As ideias contidas neste artigo não correspondem, necessariamente, as ideias do jornal, e são de responsabilidade da autora.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!

 

Receba notícias da RCWTV no WhatsApp!

Fique atualizado com as principais notícias que movem nosso site! Clique aqui e participe do nosso grupo!

 

Comentários:
Patrick Coelho

Publicado por:

Patrick Coelho

Estudante de Jornalismo.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )