Há necessidade de reconhecermos os erros sim, mas esquecer o passado e olhar para a frente, carregando essas experiências no sentido de não errar mais e bola pra frente, porque o passado não volta, o importante e cultivar as boas lembranças. É do que trata o texto da psicóloga Mônica Reis:
¨Tenha paciência com o seu processo: larga esse chicote!
Se você anda se chicoteando por aí, pare! Largue esse chicote! Por mais que você tenha cometido erros, eu duvido que você mereça isso. Faça as pazes com o seu crítico interno, entenda finalmente do que você precisa e pare de se cobrar e se criticar tanto!
Se criticar e se cobrar excessivamente pode ser revelador a seu respeito: será que você está preso a padrões perfeccionistas ou não consegue oferecer paz a si mesmo? Pense por um instante o que significa se cobrar excessivamente. Você se comporta assim apenas com você mesmo ou faz isso com todos a sua volta?
Aceitar que você é humano e tem o direto de errar pode ser libertador. Você não precisa acertar sempre. Você também tem o poder de decepcionar. Isso pode ajudar você a conviver melhor com outras pessoas que também cometem erros e precisam da sua compaixão. Todos os seres humanos falham em algum momento da vida. O que você diria a um amigo querido que cometesse um erro? Aprenda a oferecer compaixão aos outros, mas sobretudo a você
mesmo.
Assumir a sua responsabilidade pela sua vida e por suas escolhas e fazer o que é necessário para melhorar é uma coisa. Isso é bom, no sentido em que você não está no lugar de vítima, mas de protagonista da sua própria história. Provavelmente você está atento as suas possibilidades, as suas escolhas e os desdobramentos delas na sua vida. Você não está fugindo das suas responsabilidades. Mas outra coisa bem diferente é ficar remoendo os seus erros e se cobrando como se fosse possível voltar no passado e mudar a sua história. Lembre-se que o passado já passou. Não há mais o que fazer. Você pode fazer um futuro diferente e mudar o final da história. Para isso, você tem esse momento, aqui e agora. Você tem o presente e novas escolhas para fazer. Como você quer viver de agora em diante? O que
você precisa fazer nesse momento, quais as pequenas escolhas e pequenos passos que te levarão a ter essa vida? Seguir na direção que você quer é mais importante que chegar imediatamente no lugar onde você quer. Se liberte de suas culpas, dores, mágoas, vire a página do seu passado, se perdoe e siga em frente¨.
Os erros tem suas consequências, mas se olharmos para frente , se perdoando e não errarmos mais podemos semear a administração delas e mesmo o seu fim, vivendo algo bem melhor adiante.
Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!
Acesse o nosso site
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw
Curta e siga nossas redes sociais!