Provavelmente você já viveu ou conhece alguém bem próximo que viveu algo mais ou menos assim... Alguém passa na rua e faz algum tipo de gesto e a pessoa acredita que foi com ela ou para ela... Outra pessoa comenta alguma coisa ou diz alguma palavra e a pessoa acha que aquela pessoa estava fazendo algum tipo de gozação ou brincadeira com ela ou sobre alguma situação que ela já vivenciou. Um post na internet de um perfil que ela nem sabe quem é, às vezes desconhecido, e para ela já é uma indireta.
Sim, existe a possibilidade das pessoas estarem debochando sobre algo da sua vida ou alguma situação que envolva você. Mas na maioria das vezes não tem nada a ver nem com você nem com a sua vida. Existem algumas reflexões, nesse sentido, que gostaria de compartilhar contigo.
A primeira de todas é: as pessoas costumam falar sobre si mesmas. Então, mesmo que aquilo que esteja sendo mencionado ou dito tenha alguma relação com algo que você já viveu ou está vivendo, a chance é de ser algo que aquela pessoa também esteja vivenciando. Sim, histórias se repetem. Muitas vezes acreditamos que somente nós passamos por determinadas situações, quando na verdade, muitas pessoas passam por situações parecidas. E essas pessoas, podem estar bem pertinho de nós, e num dado momento, comentar sobre isso. Então na verdade, aquilo que ele ou ela disse, provavelmente fala sobre ele e não sobre você.
A segunda reflexão é a seguinte: por que as pessoas estariam tão empenhadas em saber sobre você ou se preocupar com a sua vida? Se você não é uma pessoa famosa, é bem provável que as pessoas que se preocupam contigo ou com a sua vida sejam os seus próprios familiares e um ou outro fofoqueiro de plantão, não o mundo inteiro. Na verdade, mesmo as pessoas mais próximas a nós tem as suas próprias vidas para dar conta. Elas trabalham, estudam, têm suas famílias, enfim, é bem provável que elas estejam ocupadas demais com as próprias demandas e não tenham nem mesmo tempo para se preocupar contigo.
Por fim, vem o seguinte questionamento: de onde vem a ideia de que as pessoas estão te julgando ou falando algo para você ou sobre você? O que pode estar por trás disso? Será que no fundo, a crença é de que “ninguém se importa comigo?” “Ninguém nunca se interessou por nada relacionado a mim, nem mesmo o meu sofrimento? Ninguém se preocupa com as minhas feridas?” E para lidar com a dor que essa crença carrega, você precisa lidar com isso dessa maneira? Acreditando que todos estão te olhando? Reparando em você? Julgando você? Dizendo coisas para debochar de você? Você não é o centro do mundo.
Na verdade, nem sempre aquilo que está sendo dito é sobre você, mesmo que soe como uma indireta. Mas quando estamos sofrendo com a depressão e com outros transtornos também, normalmente ficamos muito autocentrados, focamos muito em nós. Achamos que tudo é por nossa culpa ou por nossa causa. Temos dificuldade em lidar com os outros. A dor é muito intensa. E parece que tudo que se aproxima machuca ainda mais. É como se estivéssemos com um machucado que não foi completamente fechado. Então, todas as vezes que alguém se aproxima ou alguma coisa acontece magoa ainda mais a ferida.
Será que não é tempo de olhar para você com um pouquinho mais de compaixão? A frase é clichê, mas bem verdadeira: se cuidar faz bem. Faz bem para você e para todos os que estão ao seu redor. Desejo uma boa caminhada para você.
Acompanhe nas redes sociais
#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf,#noticias em juiz de fora, #noticias em minas gerais, #noticias mg