A Polícia Rodoviária Federal (PRF), abordou um veículo suspeito no Km 760 da BR-040 em Juiz de Fora e foi constatado que o condutor saiu de uma estrada vicinal costumeiramente utilizada por condutores que tentam desviar da Unidade Operacional da PRF no bairro Dias Tavares.
O veículo abordado tinha placas de Belo Horizonte - MG, e era conduzido por um técnico em telecomunicações de 43 anos, residente em Juiz de Fora, que não soube informar o motivo pelo qual havia passado por aquela estrada vicinal.
Durante a abordagem, os policiais solicitaram os documentos obrigatórios e após consultas aos sistemas informatizados, foram observados indícios de inautenticidade no CRLV do condutor.
Diante do fato, o veículo foi conduzido até a Unidade Operacional da PRF onde, após vistoria nos elementos de identificação veicular, os policiais constataram indícios de adulteração na gravação de diversos elementos identificadores previstos na legislação.
Por meio de outros elementos de identificação, ainda preservados, os agentes constataram tratar-se o veículo de um outro da mesma marca e modelo, emplacado em Marataízes - ES, para o qual constava declaração de roubo registrada em 29/08/2018, em Belém - PA.
Ao ser indagado a respeito da procedência do veículo abordado, o condutor declarou que o pegou emprestado com um cunhado, que é advogado e reside em Juiz de Fora, no bairro Bom Pastor, não sabendo informar como teria sido adquirido.
Diante da constatação da prática popularmente conhecida como clonagem veicular, o veículo e o condutor foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal de Juiz de Fora para apuração dos crimes de uso de documento falso, receptação e adulteração de elementos identificadores de veículo e demais providências e averiguações cabíveis.
