Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Casa e Construção

Tendências de construção sustentável: novas tecnologias e materiais

A Construção Sustentável é um tema que vem tornando-se frequente, dentro da sociedade, devido às mudanças climáticas e às alterações de espaços naturais no âmbito urbano.

Guia de Investimento
Por Guia de Investimento
/ 442 acessos
Tendências de construção sustentável: novas tecnologias e materiais
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Construção Sustentável é um tema que vem tornando-se frequente, dentro da sociedade, devido às mudanças climáticas e às alterações de espaços naturais no âmbito urbano.

O início desse formato de construção ocorreu durante a década de 70, após o período da crise do petróleo. Neste momento, a utilização da energia foi amenizada, e novas alternativas passaram a ser procuradas. 

Isso manteve-se até os anos 90 quando o conceito de sustentabilidade passou a ganhar forma e mais força de tal forma que foi adaptado em empresas de moinho industrial e até, mesmo, dentro dos grandes centros urbanos. 

Leia Também:

E com o conceito de sustentabilidade se tornando algo internacional, diversos países passaram a procurar por alternativas que pudessem ser incorporadas em casas que já estivessem construídas como aquelas que ainda seriam. 

Com o avanço da tecnologia em diferentes ambientes, a construção sustentável acabou também sendo beneficiada com o recurso e com isso, os materiais passaram a serem desenvolvidos de modo que possam atender ao formato sustentável. 

Compreender quais são as novas tecnologias e como estes materiais contribuem para que uma construção seja sustentável de forma completa, e com isso, não apenas poder usufruir dos cômodos do melhor modo, mas também contribuir com o meio ambiente. 

Sendo o objetivo de diferentes empresas ou de diferentes indivíduos, as chances para que uma construção sustentável seja positiva quando se entende os materiais necessários como também as tecnologias fundamentais são elevadas, e com isso, alinhada ao objetivo.

O que são materiais de construção sustentáveis?

Os materiais de construção sustentáveis são aqueles cuja origem é feita de materiais reaproveitados ou reciclados, de modo que pode contribuir desde a construção em si como também envolvendo água e luz. 

Ao ter um sistema ecológico, há também uma imersão dentro do que é considerado sustentável por saber aproveitar água da chuva por meio de cisternas.

Ou, ainda, painéis fotovoltaicos que ajudam na iluminação do ambiente ao transformar energia solar em elétrica. Isso faz com que, deste modo, todos os cômodos possam ser aproveitados com totalidade ainda com viés ecológico. 

Isso é efetivo tanto em uma residência como também em uma empresa que oferece curso de operador de guindaste portuário, visto que a construção sustentável é algo que ocorre dentro de diferentes áreas da sociedade. 

O material de construção mais sustentável

O desmatamento é uma das causas que mais geram impactos ambientais, os quais se refletem, muitas vezes, em situações do cotidiano de forma complexa. Com isso, gera-se um prejuízo tanto a curto como a longo prazo. 

Por isso, um dos materiais de construção mais sustentável é a madeira de demolição, cujo uso vê-se em algumas construções como casas, edifícios ou galpões que contenham vigas ou assoalhos. 

Essa reutilização da madeira é algo importante, porque o material em si é um dos que mais estão ligados com a sustentabilidade, podendo contribuir desde uma casa familiar como até mesmo em uma empresa de kit gnv geração 6, por exemplo. 

Por ser uma forma consciente de usar a natureza dentro da construção sustentável, por não haver extração, a reutilização da madeira é algo que proporciona uma nova funcionalidade para o material, sem danos ao ecossistema. 

Quando se há um aproveitamento da madeira, é possível que o ambiente possa adentrar na decoração rústica, gerando ainda mais conforto para o espaço. 

Materiais que podem ser usados em tecnologia sustentável

Dentro da construção sustentável, alguns modelos de materiais podem serem aderidos por uma empresa de depilação luz pulsada virilha completa em seu espaço físico, como:

Argamassa de argila;

Bambu;

Bioconcreto;

Bioplástico;

Telhado verde;

Tinta ecológica.

A argamassa de argila é uma material do qual pode ser usado para assentar como também unir os blocos da área que está sendo construída, ou em determinadas situações, até mesmo recobrir as paredes para deixá-las prontas para o revestimento. 

Oferecendo o benefício de resistência à umidade e também ser termoacústica, a argamassa de argila pode fazer com que os resultados como acabamentos sejam positivos, e com isso, oferecer uma alternativa ecológica. 

Outro material que também pode ser usado em uma clínica de salão barbearia é o bambu. Por crescer com facilidade, ter alta resistência e ser leve, pode ser um dos favoritos quando se trata de alternativas sustentáveis. 

Utilizado em móveis e, até mesmo, em utensílios do cotidiano, como escova de dentes ou acessórios de cozinha, serve principalmente para substituir o concreto armado tradicional. 

E, com isso, ele pode ser um aliado ao bioconcreto, que possui uma bactéria do qual proporciona uma capacidade elevada da alta selagem, fazendo com que rachaduras e outras fissuras sejam contidas. 

Estes dois, em equilíbrio, proporcionam uma boa sustentabilidade e fazem com que, assim, a estrutura da construção seja bem-feita.

O bioplástico é um material produzido que pode se decompor na natureza com uma maior facilidade, de modo que sua produção acaba não necessitando de muita energia ou então emitindo um menor gás carbônico. 

O que é visto como algo positivo, já que não se gera um impacto enquanto está sendo fabricado ou quando é incorporado dentro de uma oficina que realiza Cuidador de idosos particular, por exemplo. 

Usado em pisos, revestimentos e outros locais, o bioplástico é uma solução para se diminuir a quantidade deste material dentro do meio ambiente, que se torna prejudicial deste as áreas terrestres como também aquáticas. 

Outros materiais sustentáveis também podem ser vistos além do tradicional da construção, mas também como parte da decoração, como no caso do telhado verde e da tinta ecológica. 

O telhado verde é uma forma de fazer com que o local tenha uma manta drenante, do qual uma camada vegetal com uma camada de substrato pode oferecer uma chance de combater as ilhas de calor presentes em grandes centros urbanos. 

Com um laudo de segurança estrutural, é possível que se tenha gramíneas rasteiras como também arbustos menores, porém é preciso que o imóvel tenha uma boa capacidade para abrigar este formato de telhado. 

Uma vez que há necessidade de manutenção para ajudar na diminuição dos aparelhos de climatização que são recorrentes nos grandes centros urbanos. 

Já com a tinta ecológica, não apenas a decoração pode estar alinhada com o que é desejado, mas também ser uma forma de ajudar o meio ambiente por sua base ser de óleos e corantes naturais. 

Por não haver componentes sintéticos em sua fabricação, quando o local for demolido, a área com a tinta ecológica não provoca danos ao meio ambiente ou até mesmo a saúde humana, e é, assim, uma forma benéfica para mais de uma situação. 

Tipos de tecnologia sustentável

Se uma fabricante de monitor multiparâmetros para centro cirúrgico, por exemplo, desejar usar tecnologia sustentável dentro de suas dependências, uma das formas é por meio do LED. 

Gastando menos energia para se iluminar o ambiente, o LED não é apenas considerado como uma forma sustentável para ser usada durante a noite como também ajuda a economia financeira. 

Ajuda a fim de que, assim, o local possa usar tanto energia solar ou eólica, que também será compatível com o formato de iluminação por meio de LED. 

Outra tecnologia que também pode ser sustentável é a de vidro inteligente, cujas paredes ao terem este formato podem ser alteradas com apenas um toque, servindo como uma cortina. 

Assim, acaba-se diminuindo ou aumentando a transparência de acordo com o que é desejado a fim de se poder alterar a iluminação do local com um melhor modo de aproveitá-lo em sua totalidade. 

Em outros casos de iluminação, os sensores também ajudam a controlar o uso da energia nos ambientes em que não se tem ninguém para evitar, assim, o desperdício e até mesmo assegurar uma economia de dinheiro.

Considerações finais 

A construção sustentável se tornou um tópico cada vez mais debatido na sociedade, com o uso desenfreado de áreas ambientais ou da poluição em grande escala. Com as mudanças climáticas constantes, diferentes formas ecológicas surgiram.

Principalmente em áreas de construção civil, nas quais impactos ocorrem, seja na construção, seja durante o processo de ocupação e/ou mudança do ambiente ou, ainda, seja uma empresa ou uma residência. 

Com a ajuda de determinados materiais como o bioplástico, argamassa de argila ou até mesmo bambu, uma construção ganha uma oportunidade maior de ser enviesadamente ecológica.

Isso ainda que seja desativada ou derrubada. Em uma construção sustentável, os resíduos não se tornam prejudiciais para o meio ambiente, bem como também não são prejudiciais à saúde daqueles que estão convivendo dentro do espaço. 

Com a ajuda de tecnologias sustentáveis como o LED e o vidro inteligente, a construção torna-se mais sustentável e, com isso, contribui para que haja um equilíbrio e restauração do meio ambiente do melhor modo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários:
Guia de Investimento

Publicado por:

Guia de Investimento

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )