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Quarta-feira, 18 de Junho de 2025

Marketing Digital

Técnicas de SEO avançadas: como dominar o Google

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias usadas para que o site da empresa alcance um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google e em outros busca

Guia de Investimento
Por Guia de Investimento
Técnicas de SEO avançadas: como dominar o Google
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Qualquer negócio que tenha um site institucional tem como objetivo fazer com que mais usuários encontrem suas páginas, e isso destaca ainda mais a importância de investir em SEO.

Quando uma página é publicada na internet, os buscadores fazem sua indexação para que possa ser encontrada por indivíduos que estejam procurando sobre o assunto tratado dentro dela.

Só que todos os dias milhares de páginas são publicadas e isso faz com que a concorrência seja muito grande para alcançar um bom posicionamento. É justamente aqui que entra o SEO.

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Como a própria tradução mostra, é uma otimização para os motores de busca e um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos e define o ranking de uma página, considerando uma palavra-chave pesquisada.

Quanto mais a empresa tiver conhecimento sobre essas técnicas, melhor será para seu posicionamento. Pensando nisso, este artigo vai mostrar como usar a busca semântica para melhorar a relevância do conteúdo.

Também vai falar sobre algumas práticas que utilizam a estrutura do site e como usar as técnicas de link building para aumentar a autoridade da plataforma.

Como usar a busca semântica?

Para aumentar a relevância do site, é necessário usar a busca semântica, e uma das formas de fazer isso é segmentar a intenção de busca do usuário. Em outras palavras, ao invés de escolher determinado termo, a companhia considera o que o usuário quer encontrar.

Por exemplo, se alguém está pesquisando sobre “assistência técnica de celular próximo a mim”, tem uma intenção diferente de quem está procurando por “assistência técnica de celular na cidade x”.

A busca semântica interpreta ações e mostra intenções diferentes, e para alcançar usuários que estejam procurando as mesmas coisas com interesses distintos, é interessante variar o uso da palavra-chave na página.

Outra dica é criar páginas sobre temas, visto que não é necessário criar uma página para cada palavra-chave se todas estiverem fortemente relacionadas.

A marca deve criar páginas sobre temas ou tópicos, usando conteúdos mais completos e que trabalhem diferentes aspectos sobre o mesmo assunto. Além de atrair mais usuários, oferece uma boa experiência de navegação.

Muitas pesquisas são feitas com os usuários que estejam prestes a serem convertidos, por isso também é interessante criar conteúdos que conversem com os visitantes do site.

A marca deve ter como foco responder às dúvidas das pessoas que estão visitando o canal e evitar transformar cada página em um canal de vendas. Isso significa entregar para as pessoas exatamente aquilo que elas estão procurando.

Por exemplo, se alguém pesquisou sobre impressora de codigo de barras adesivo, pode estar interessado em comprar esse produto ou saber como utilizá-lo, entre outras possibilidades.

Qualquer que seja a intenção de busca que está sendo trabalhada pela marca, o conteúdo deve ser escrito de forma simples e por meio de uma linguagem natural, usada nas conversas do dia a dia.

Outra coisa muito importante é fazer com que o Google compreenda o conteúdo e a intenção do usuário. Se ele e os outros buscadores não entenderem o que está sendo apresentado, não vão indexar a página nos resultados.

É aqui que a organização vai usar as técnicas de SEO para instruir os buscadores em relação àquilo que a página está oferecendo.

Como otimizar a estrutura do site?

Além de cuidar da semântica na hora de definir a palavra-chave da página e do conteúdo, também é muito importante melhorar a estrutura da página, e entre as principais estratégias para isso estão:

Fazer auditoria nas páginas;

Produzir conteúdo relevante;

Criar landing page;

Investir em responsividade;

Descobrir as necessidades do usuário.

Uma empresa de paisagismo e jardinagem em condominios precisa identificar o que funciona e o que precisa ser ajustado para compreender os principais critérios de ranqueamento nos mecanismos de busca.

É essencial fazer uma auditoria nas páginas, usando ferramentas específicas e compreender como oferecer uma boa experiência ao usuário.

Produzir conteúdo relevante também é outra técnica fundamental porque fortalece a autoridade da marca e garante um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Isso vai oferecer aos usuários materiais que são realmente úteis, além de criar um relacionamento mais próximo e que contribui com a fidelização.

Mas além de produzir bons materiais para alimentar o blog, a companhia também deve criar landing pages para potencializar as chances de ranqueamento e atrair leads qualificados.

É nessas páginas que a organização vai disponibilizar materiais completos, em troca de algumas informações importantes sobre os visitantes, com isso, inicia o processo de qualificação de leads.

Mas tudo isso só vai funcionar se uma empresa especializada em fachada de vidro varanda tiver um site responsivo. Esse design consegue se adaptar a diferentes dispositivos de acesso, algo que melhora ainda mais a experiência do usuário.

Outra coisa muito importante para otimizar ainda mais a plataforma e torná-la eficiente é compreender o comportamento dos visitantes que a organização deseja atrair.

Ela deve saber quais são os interesses da persona e de seu público-alvo, visto que é a partir dessas informações que vai determinar as palavras-chave que são mais eficientes e as pautas dos conteúdos abordados no blog.

Outras ações também podem ser trabalhadas, por exemplo, descobrir quais são os formatos que geram bons resultados, de modo que o usuário encontre exatamente aquilo que está procurando. Consequentemente, a taxa de rejeição diminui.

Mas uma das estratégias mais importantes para potencializar ainda mais o SEO da plataforma é fortalecer o link building.

Técnicas de link building

Uma revenda de empilhadeira usada a gás deve investir em link building porque essa estratégia é capaz de aumentar a autoridade do site. Para isso, deve trabalhar com as seguintes práticas:

Solicitar links

Usar as ferramentas certas traz excelentes resultados, e se o proprietário da página quiser obter um backlink de um site específico, pode entrar em contato com o canal para fazer a solicitação.

Mas antes de fazer isso, é necessário ter algumas coisas em mente. Uma delas é que o link solicitado precisa ser de um site relacionado ao nicho de atuação.

Também é muito importante considerar o desempenho e a credibilidade do site, bem como criar um e-mail bem escrito e persuasivo que será enviado aos proprietários de outros sites.

Conquistar links

Para ter mais vantagem competitiva com essa estratégia, também é interessante adotar uma prática que faça com que os links sejam colocados editorialmente.

Uma loja de forno elétrico industrial novo vai conquistar links com muito esforço, mas é uma estratégia capaz de trazer excelentes resultados. Ela vai obter links que dificilmente seus concorrentes vão conseguir.

A melhor forma de fazer isso é desenvolver conteúdo exclusivo e interessante, capaz de aumentar a popularidade do negócio na internet e de maneira natural.

Estar ativo nas redes sociais

É interessante compartilhar conteúdos nas redes sociais, pois a partir do momento em que a organização tem uma boa quantidade de materiais linkáveis, as chances de conquistar backlinks são muito maiores.

É interessante estar sempre ativo nas redes, algo que está muito além de compartilhar coisas novas. Por exemplo, um fabricante de caixa de papelao alta precisa publicar notícias e atualizações sobre a marca.

Também é interessante interagir com o público nos comentários, responder às menções da empresa e participar de conversas dentro do nicho de atuação.

Trabalhar com guest post

Guest post é uma estratégia em que um site produz conteúdo para o outro, de modo a fazer uma troca para que ambos possam impactar diferentes públicos, só que essa prática precisa ser feita de maneira estratégica.

O foco da marca deve ser a qualidade e não a quantidade, visto que de nada adianta publicar um material que tenha pouca autoridade ou que simplesmente não seja relevante para o negócio obter backlinks.

Mas se um fabricante de plataforma elevatória industrial souber trabalhá-lo de maneira estratégica, provavelmente vai ganhar links de excelente qualidade.

É uma forma de fazer parcerias com boas empresas e as organizações podem realizar uma pesquisa conjunta.

Quando o negócio enxerga uma oportunidade para uma parceria proveitosa, primeiro deve entrar em contato diretamente com o proprietário do site e apresentar a ideia.

Mas também é importante ter em mente que nem todos estão abertos a isso, mas, em caso de resposta afirmativa, é uma ação que aumenta muito o tráfego e gera backlinks valiosos.

Considerações finais

Investir em SEO do jeito certo é muito importante para que a plataforma institucional alcance um bom resultado na internet, aumente o número de visitantes e alcance os propósitos relacionados à conversão.

Embora estratégias pagas sejam capazes de trazer bons resultados, o tráfego orgânico é indispensável para construir a autoridade da marca, além de ser muito mais barato é viável para qualquer tipo ou tamanho de empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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