A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), vinculada à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), conclui o mês de novembro com mais uma etapa do cronograma de substituição de hidrômetros com mais de cinco anos de uso. O serviço gratuito, que visa melhorar a precisão na medição do consumo de água, começa na segunda-feira, 25, e abrange bairros das regiões Sudeste e Leste da cidade, com a previsão de término das atividades no dia 30 de novembro.
Região Sudeste: início da substituição no Aracy e bairros vizinhos
Na segunda-feira, as equipes da Cesama iniciam os trabalhos na Região Sete, localizada na zona Sudeste de Juiz de Fora. A previsão é que a substituição seja concluída na terça-feira, 26. Entre os bairros contemplados estão Aracy, Costa Carvalho, JK, Nossa Senhora de Lourdes, Tiguera, Vila São Bernardo, Vila Florência, e diversos outros, incluindo áreas da Avenida 7 de Setembro, no Centro da cidade.
A substituição dos hidrômetros visa garantir uma leitura mais precisa do consumo, o que pode impactar diretamente na redução de perdas e melhorar a cobrança dos usuários. A ação faz parte de um processo contínuo da Cesama, com o objetivo de modernizar a infraestrutura de medição e garantir um serviço de água mais eficiente para a população.
Expansão para a Região Leste: substituição segue até 30 de novembro
A partir de quarta-feira, 27, a Cesama se desloca para a Região Oito, na parte Leste da cidade, onde a substituição continua, abrangendo novamente o bairro Aracy e outros bairros como Costa Carvalho, Jardim do Sol, Santa Cândida, Vila São Benedito, entre outros. A etapa, que inclui também locais do Centro como as avenidas Sete de Setembro e Brasil, está prevista para ser concluída até quinta-feira, 28.
Na sexta-feira, 29, as equipes continuam na Região Leste, mas em outro trecho, a chamada Região 11, que inclui bairros como Alto Bairu, Bonfim, Manoel Honório e Parque Guarani. O cronograma dessa fase de substituição vai até o sábado, 30 de novembro, completando a atualização de hidrômetros em diversas áreas da cidade.
Serviço gratuito e com foco na qualidade da medição
A substituição dos hidrômetros é realizada sem custos para os moradores e visa, além de garantir uma leitura mais fiel do consumo de água, reduzir os índices de perdas de água, um dos principais desafios para os serviços públicos de saneamento. Para a execução do trabalho, a Cesama conta com uma equipe terceirizada, devidamente treinada para realizar a troca de equipamentos de forma eficiente e com a máxima qualidade no atendimento ao usuário.
A Cesama reforça a importância da colaboração da população durante o processo, com a presença dos moradores para permitir o acesso aos hidrômetros, que ficam geralmente na área externa das residências. A ação é parte de um esforço contínuo para melhorar a gestão dos recursos hídricos e oferecer um serviço mais eficiente e transparente para os cidadãos de Juiz de Fora.
Decisões seguras começam com informações confiáveis. Não perca nenhuma novidade importante e fique na RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de Juiz de Fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.